CVM agora é GOV.BR/CVM

 
Você está aqui:

Livros

A Série TOP surgiu no âmbito do Programa TOP – Treinamento de Professores, que é conduzido pelo Comitê Consultivo de Educação da CVM. Além da CVM, fazem parte do Comitê as seguintes instituições: ABRASCA, a ANBIMA, a ANCORD, a APIMEC, a BM&FBOVESPA, a CETIP, o IBRI e o IBGC. Para conhecer mais sobre o Programa TOP e sobre as atividades desenvolvidas pelo Comitê e por seus integrantes, acesse o site do Comitê Consultivo de Educação.

Os livros sobre o mercado de capitais da Série TOP estão disponíveis para download gratuito para qualquer interessado. Atualmente série é composta pelos seguintes títulos:

  • O livro “Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro” aborda de forma didática as principais características do mercado de valores mobiliários brasileiro, sua relação com o Sistema Financeiro Nacional, os ativos negociados, seus emissores, seu funcionamento e os participantes envolvidos. Este livro contou, para a sua elaboração, com a participação de todas as instituições que fazem parte do Comitê Consultivo de Educação.

  • "Relações com Investidores: Da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais" foi editado para auxiliar as pequenas e médias empresas que desejam ampliar suas possibilidades de acesso a financiamento por meio do mercado de capitais e no papel estratégico que a atividade de Relações com Investidores pode desempenhar nesse processo. A CVM e o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) conceberam o desenvolvimento deste livro com o objetivo de introduzir os principais pontos a serem considerados no relacionamento com investidores. Produzido em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).

  • "Mercado de Derivativos no Brasil: Conceitos, Produtos e Operações": com o objetido de desmitificar os derivativos e apresentar o potencial desses produtos para proteção financeira e de oportunidade de investimento, a CVM e a BM&FBOVESPA lançam essa publicação específica sobre derivativos. O material está dividido em cinco capítulos, trazendo uma visão de contextualização da regulação, a estrutura da BM&FBOVESPA para esse mercado, a mecânica operacional, os fundamentos dos derivativos, uma visão geral dos produtos exóticos e as principais características dos mercados de derivativos de commodities, taxas de câmbio, taxas de juros e de índices de ações negociados no Brasil. Realizado em parceria com a BM&FBOVESPA.

  • "Análise de Investimentos: histórico, principais ferramentas e mudanças conceituais para o futuro": Quando falamos em Análise de Investimentos, primeiramente vêm à mente perguntas como qual o ativo objeto de análise, qual o momento mais adequado para formação de posição em tal ativo e para quem estamos analisando? Visando a difundir os conhecimentos sobre a Análise de Investimento, desde suas vertentes mais tradicionais, como a Análise Técnica, até as metodologias mais modernas que estão no caminho da integração das questões ambientais, sociais e de governança ao contexto da análise de investimentos, dando continuidade a série TOP, a APIMEC lançou o livro TOP Análise de Investimentos.

  • O download das versões eletrônicas desses livros pode ser feito por meio do link abaixo.

 

Voltar ao topo