Orientações para o trabalho remoto
Orientação de 27/04/2020
A luta contra a Covid-19 (coronavírus) impôs o isolamento social e distanciamento físico, mas nada muda em termos de orientações éticas e de conduta.
A Comissão de Ética da CVM (CE-CVM) lembra que a interação remota, através do Teams, e-mail ou chat institucionais, também deve ocorrer dentro dos princípios e balizamentos éticos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
Para a boa convivência nos ambientes virtuais, é importante observar a conduta e a ética no trato com os colegas e na apresentação pessoal da mesma forma que presencialmente.
Algumas dicas para o bom convívio virtual:
· Observe a linguagem utilizada na comunicação em chats, que deve ser clara e cordial, não use palavrões e evite o uso de gírias.
· Apresente-se nas reuniões online adequadamente vestido, tendo o cuidado de não comparecer de pijamas, roupa íntima à mostra ou sem camisa, por exemplo.
· Tenha cuidado também com a exposição excessiva do seu ambiente familiar e desative o vídeo caso haja possibilidade de captação de imagens íntimas, como familiares transitando de pijama.
· Zele pelo bom andamento das reuniões virtuais: evite interromper os participantes e aguarde a vez de falar.
· Procure reduzir os ruídos no ambiente em que se encontra durante a sua fala nas reuniões e quando não estiver falando, desative o microfone. Ele pode captar ruídos, como uma TV ligada ou uma conversa de familiares, e atrapalhar a participação de algum colega na reunião.
· Escolha com cuidado a foto de perfil. Ela pode influir na sua reputação profissional ou da instituição.
· Caso seja necessário, evite sair da reunião durante seu andamento sem avisar aos colegas.
· Evite escrever em LETRAS MAIÚSCULAS, pois pode parecer ao interlocutor que você está gritando.
· Seja pontual nos eventos remotos e esteja disponível no horário de expediente. O trabalho remoto não deve afetar a adequada prestação dos serviços públicos.