Outubro Rosa

Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

09/10/2020

Qual o impacto das questões ASG na escolha dos seus investimentos?

Essa e outras perguntas são o foco da primeira edição da Série CVM Sustentável

Capa Série CVM Sustentável: Voume 1A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lança hoje, 9/10, a Série CVM Sustentável. Neste primeiro volume, a Autarquia apresenta conteúdo focado na inclusão de questões ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) no que diz respeito à tomada de decisão de investimento por parte do cidadão. Trata-se de mais uma ação educacional da CVM no âmbito da Semana Mundial do Investidor (WIW 2020).

 

O que são Finanças Sustentáveis?

O conteúdo informa que “usualmente, se utiliza a expressão finanças sustentáveis para se referir à integração de aspectos ambientais, sociais e de governança nos processos de tomada de decisão de investimento pelos atores do mercado financeiro”. “Diferente do termo sustentabilidade, o qual usualmente se concentra em aspectos ambientais, incluindo mudanças climáticas, o termo finanças sustentáveis é mais amplo”, explicita o documento.

 

Como identificar investimentos ASG?

O material indica que “apesar de existir diversas iniciativas que incentivam a criação de uma taxonomia (classificação) ASG, ainda não existe uma taxonomia oficial para essas espécies de investimentos, pois se trata de um debate relativamente novo no sistema financeiro e no mercado de capitais”.

De forma mais ampla, “consideram-se investimentos ASG aqueles que financiam algum setor, empresa ou projeto que foque em questões (A)mbientais, (S)ociais ou de (G)overnança, tais como: uso sustentável de recursos naturais, emissão de carbono, eficiência energética, tecnologia limpa, política de inclusão e diversidade racial e de gênero, direitos humanos, transparência, ética, políticas e relações de trabalho, proteção de dados, independência do conselho das companhias, diversidade na composição do Conselho de Administração, observância dos ODS, dentre outros”, informa o primeiro volume da Série CVM Sustentável.

 

Mais informações

Acesse, na íntegra, o primeiro volume da Série CVM Sustentável (link para site externo).  

Tags: Publicação
Voltar ao topo