Outubro Rosa

Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

21/09/2020

CVM divulga atualização do sistema Empresas.NET

Versão 17.0 introduz novo plano de contas e outros aprimoramentos

O Sistema Empresa.NET, utilizado para envio de informações à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pelas companhias abertas, estrangeiras e incentivadas, será atualizado para a versão 17.0 e trará novas funcionalidades.

A Superintendência de Relações com Empresas (SEP) da CVM destaca que, a partir de 1/11/2020, só serão aceitos formulários estruturados gerados na nova versão 17.0.

 

Principais novidades

  • Implantação de novo plano de contas para utilização por parte das instituições financeiras, a partir do encerramento do 3º trimestre/20 (conforme disposições regulatórias do Banco Central do Brasil).
  • Aprimoramento no preenchimento das demonstrações financeiras nos formulários ITR e DFP – especialmente com a apuração automática de somatórios – e no processo de importação de dados.
  • Exclusão do quadro Proventos em Dinheiro nos formulários ITR e DFP.
  • Aprimoramento na geração de relatórios, notadamente quanto ao cabeçalho dos formulários FCa, FRe, ITR e DFP.
  • Implantação da funcionalidade Carregar arquivos em lote que permite, em uma única tela, a importação de todos os arquivos .pdf no FRe.
  • Possibilidade de ordenação, em tela, das informações do quadro 12.5/6 do FRe.
  • Inclusão da aba Condenações na tela “cadastro de pessoas” do FRe, para o aproveitamento dessa informação em todos os quadros do FRe em que ela se aplique.

 

Download

A nova versão do Empresas.NET poderá ser obtida no site da CVM (download) e também na página da B3, a partir de 5/10/2020.

 

Importante!

Antes de instalar, realize o backup dos formulários não entregues existentes na versão anterior do sistema, por meio da função Backup. Após concluir a instalação, selecione Importar para recuperar os arquivos.

 

Mais informações

Dúvidas referentes à instalação, utilização e/ou funcionamento do Empresas.NET, assim como relato de problemas ou dificuldades no envio de documentos, devem ser encaminhados para a Superintendência de Emissores da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. O contato pode ser feito por meio do e-mail emissores.empresas@b3.com.br ou telefone (11) 2565-5063.

 

Acesse o Ofício Circular CVM/SEP 08/20.

Voltar ao topo