Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

23/12/2019

Diálogo sobre tecnologia e inovações financeiras a todo vapor

Ponte de Inovação, canal lançado pela CVM em agosto, já recebeu 15 consultas. Interações envolveram temas como robô advisor e criptoativos

Imagem: Inovação

 

Dialogar com o mercado é fundamental para se aproximar e compreender a realidade e as necessidades dos seus participantes. E no mundo que avança rapidamente na área tecnológica, interagir, em especial, sobre inovações que possam impulsionar o setor é pauta da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio da Ponte de Inovação, canal lançado em agosto desse ano e que já apresenta resultados relevantes.

“Desde 28/8, quando lançamos o Ponte de Inovação ao público, recebemos 15 consultas, incluindo de público estrangeiro. Criptoativos e robô advisor foram destaque nas interações, que já têm proporcionado novos debates internos, devido às experiências e aos questionamentos relatados. Essa troca é muito importante para observar caminhos possíveis para avanços no mercado de capitais. E queremos mais. Esperamos intensificar esse diálogo no próximo ano”, disse Bruno Luna, Superintendente da Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Risco da CVM.

Segundo Frederico Shu, Chefe do Centro de Desenvolvimento em Ciência de Dados (CCD/ASA), as interações pela Ponte de Inovação têm sido positivas. “Por ser um contato direto e rápido, conseguimos atender com eficiência as expectativas do público que nos procura. Todas as mensagens são respondidas na maior brevidade. As 15 demandas recebidas, por exemplo, tiveram a primeira resposta no prazo máximo de 1 semana. E essa proximidade tende a gerar frutos, inclusive, acadêmicos. Estamos estudando a elaboração de um Acordo de Cooperação com uma universidade para o fomento de pesquisas a serem desenvolvidas por alunos de doutorado focadas em inovações financeiras no mercado de capitais”, comentou Shu. Em breve, mais informações sobre o Acordo serão divulgadas.

 

Quer participar? Vem falar com a CVM!

Inovação e tecnologia no ambiente regulado pela Autarquia está na pauta dos principais Grupos de Trabalho da instituição. A participação de acadêmicos e participantes do mercado de capitais é essencial para enriquecer os debates e trabalhos internos.

Por isso, a CVM convida agentes do mercado, estudantes ou pesquisadores para entrarem em contato com ideias, experiências, produções próprias e dúvidas práticas sobre os seguintes assuntos: criptoativos, sandbox, blockchain, robô advisor e inteligência artificial.

É importante lembrar que o Ponte de Inovação não busca estruturar ou modelar produtos, mesmo que as interações sejam referentes a casos concretos.

Mande e-mail para inovacao@cvm.gov.br e colabore na construção de um fórum de discussão sobre inovação e tecnologia no mercado.

 

Investidores: tem canal específico para vocês

Se é investidor, lembre-se! Quaisquer dúvidas, inclusive sobre inovações financeiras e tecnologia, devem ser encaminhadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão. A área responsável pelo atendimento direto ao investidor analisará a demanda e retornará quando possível.

 

Dúvidas sobre criptoativos?

Aproveite para ver, também, as orientações da CVM sobre o assunto.

Tags: Nota
Voltar ao topo