Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

25/09/2019

Sandbox, robôs de investimento e sustentabilidade no mercado de capitais

Esses e demais temas estarão em pauta durante a 3ª Semana Mundial do Investidor

O que é o mercado de capitais? Como escolher o investimento mais adequado ao seu perfil? Quais são os direitos e deveres do investidor? Quais as principais inovações financeiras do mercado financeiro?

Essas e outras perguntas serão respondidas durante a 3ª edição da Semana Mundial do Investidor (WIW – World Investor Week), que terá início no dia 30/9, com o evento Ring the bell for Financial Literacy. Ao redor do mundo, bolsas de valores realizarão um toque de campainha global para conscientizar e disseminar a importância da educação financeira e da proteção ao investidor. No Brasil, esta ação ocorrerá na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), em São Paulo, às 10h, com a participação de representantes da Comissão Valores Mobiliários (CVM), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da B3.

Confira, a seguir, mais alguns eventos que serão realizados durante a WIW. Para verificar a lista completa de ações e procedimentos de inscrições da CVM, clique aqui.

 

Finanças Sustentáveis e a Importância do Mercado de Capitais

Ao longo da semana, diversas oportunidades de capacitação em finanças sustentáveis serão realizadas pelos membros do Laboratório de Inovação Financeira, fórum de interação multissetorial criado pela CVM, pelo BID e pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico (ABDE), que tem o apoio do Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

No dia 30/9, o Seminário Mercado de Capitais e Sustentabilidade reunirá, na B3, em São Paulo, representantes de CVM, BID e demais entidades para debater tópicos como Green Bonds na América Latina, Instrumentos Financeiros e Sustentabilidade, Gestão de Risco e Transparência. Já em 1/10, A Importância do Mercado de Capitais e o Papel da CVM serão discutidos em evento na sede da Autarquia, no Rio de Janeiro.

 

Sandbox e Educação do Investidor

Os Impactos de infra-estrutura e da regulamentação de sandbox nos mercados financeiro, de capitais e de seguros serão abordados por CVM, Banco Central do Brasil e Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), no dia 2/10, em São Paulo. E as Tendências no mercado de capitais a partir de redes descentralizadas estarão na pauta da WIW em evento que ocorrerá na sede da CVM, no Rio de Janeiro, dia 3/10.

Já em 4/10, ocorrerá a Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor, realizada pela CVM, em parceria com B3, ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Na ocasião, painelistas nacionais e internacionais debaterão a Aplicação de Insights Comportamentais em Programas de Educação Financeira e Proteção do Investidor; Estudos Sociais e Finanças, Investimento Previdenciário e Alfabetização Financeira, entre outras questões.

 

Lembre-se!

Os eventos possuem inscrições gratuitas. Acesse, na íntegra, a agenda da 3ª Semana Mundial do Investidor e inscreva-se. E atente-se: as vagas são limitadas!

Confira também o site específico da Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor.

 

Sobre a Semana Mundial do Investidor (WIW)

Promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e coordenada pelo Comitê 8 da IOSCO (Retail Investors – Investidores de Varejo), atualmente presidido pela CVM, o evento terá iniciativas com foco na proteção e educação do investidor, bem como educação financeira, incluindo a realização de palestras, workshops, cursos presenciais e online, divulgação de mensagens por redes sociais, lançamento de projetos educacionais e divulgação de vídeos com temas de interesse do público.

Voltar ao topo