Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

03/05/2019

6ª Semana Nacional de Educação Financeira

Evento de abertura ocorrerá em 20/5, no RJ, e abordará experiências, resultados e novos projetos para o ensino fundamental brasileiro

A 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF 2019) será realizada de 20 a 26 de maio. Na última edição, ocorreram quase 7.000 ações, que alcançaram mais de 4 milhões de pessoas. Neste ano, serão realizadas mesas-redondas e palestras gratuitas sobre educação financeira, inclusive sobre a aplicação do tema no ensino fundamental, abordando experiências práticas, resultados alcançados e projetos futuros.

O evento de abertura acontecerá no dia 20/5, no Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio de Janeiro. Os participantes poderão assistir às palestras Educação financeira na infância e Por que educação financeira no Ensino Fundamental. Além disso, haverá apresentação sobre o Projeto Educação Financeira nas escolas do ensino fundamental – BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e mesa sobre práticas na educação financeira de jovens e crianças.

Ressalta-se que, embora o evento de abertura seja aberto ao público em geral, as vagas são limitadas e preferencialmente destinadas a professores e gestores do ensino fundamental. Para inscrever-se, preencha o formulário.

em São Paulo, a apresentação e a mesa serão realizadas no dia 22/5, no Hotel Belas Artes. Também na programação da capital paulista, está o painel sobre indicadores para as políticas de educação financeira, que abordará:

  • Estudo Serasa indicador Educação Financeira
  • Pesquisa Educação Financeira do SPC
  • Apresentação CAEd Pisa Letramento Financeiro

 As inscrições já podem ser realizadas pelo formulário.

Mais informações na Agenda Oficial da Semana(link para site externo)

 

Semana ENEF

Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF reúne diversas ações educacionais, gratuitas, presenciais e online, no período de 14 a 20 de maio. O objetivo é disseminar a educação financeira e previdenciária no país, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania.

O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) é a entidade responsável pela coordenação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que integra entidades públicas e privadas interessadas em promover a educação financeira no Brasil. O Conef é composto por representantes do Banco Central, da CVM, da Susep, da Previc, do Ministério da Economia, do Ministério da Educação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Cnseg), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Sebrae Nacional.

Conheça mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira no site www.vidaedinheiro.gov.br (link para site externo), que reúne diversas ferramentas e materiais gratuitos. 

Voltar ao topo