Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Feb 06 10:33:00 BRST 2019

Nova parceria internacional em educação financeira

CVM e Global Financial Literacy Excellence Center firmam convênio

A Comissão de Valores Mobiliários firmou importante convênio internacional na área de educação financeira. O novo parceiro da Autarquia é o centro de pesquisa Global Financial Literacy Excellence Center (GFLEC) da Escola de Negócios da George Washington University.

O acordo entre a Autarquia e GFLEC busca promover ganhos na área de letramento financeiro.

“O acordo promoverá à CVM acesso direto às pesquisas de ponta sobre alfabetização financeira produzidas por uma das instituições de maior influência nesse campo de estudo. Por meio da cooperação com o GFLEC, que tem como base mais de 10 anos de pesquisas acadêmicas da professora Annamaria Lusardi, também buscaremos compartilhar os resultados de pesquisas e boas práticas do Centro de CVM/OCDE de Educação e Letramento Financeiro para a América Latina e Caribe com outras jurisdições da região”, afirmou José Alexandre Vasco, superintendente de proteção e orientação aos investidores da CVM.

“Esperamos trabalhar em conjunto com a CVM para melhorar a alfabetização financeira e a eficácia da educação financeira na América Latina e no Caribe. Também estamos muito felizes que o nosso trabalho de pesquisa seja traduzido para espanhol e português e divulgado na região”, comentou Annamaria Lusardi, fundadora e diretora acadêmica da GFLEC.

A parceria envolve, dentre outros pontos, participação recíproca nos eventos de letramento financeiro e educação financeira, como a Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor, promovida anualmente pela CVM.

Confira outros pontos do acordo:

  • Coorganização de eventos relacionados ao tema.
  • Trabalho em parceria na criação de programas e materiais de educação financeira.
  • Oportunidade de intercâmbio de estudantes para CVM.
  • Troca e divulgação de pesquisas realizadas pelas instituições.

 

Mais informações

Acesse a Carta de Intenção para Colaboração.

 

Sobre o GFLEC

Fundado em 2011 na Escola de Negócios da Universidade George Washington, o Global Financial Literacy Excellence Center (GFLEC) tem sido pioneiro no desenvolvimento de ferramentas para avaliação do letramento financeiro, desenvolvimento e assessoria de programas educacionais, e elaboração de diretrizes políticas voltadas para o avanço do conhecimento financeiro nos EUA e no mundo.

O GFLEC busca um mundo onde os indivíduos possuem conhecimento financeiro que precisam para participar plenamente da economia e construir futuros seguros. Para isso, o GFLEC se posicionou como principal incubadora mundial de pesquisa, políticas e soluções para alfabetização financeira.

Saiba mais no site do GFLEC. (link para site externo)

Tags: Convênio
Voltar ao topo