Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Oct 03 15:58:00 BRT 2018

Dia Mundial do Planejamento Financeiro 2018

Semana Mundial do Investidor recebe evento sobre gerenciamento financeiro pessoal

Hoje, dia 3/10, no âmbito da Semana Mundial do Investidor (World Investor Week 2018), está sendo comemorado o 2º Dia Mundial do Planejamento Financeiro. A ação promove conteúdos para conscientização e compreensão do valor do planejamento financeiro por parte da população, abordando temas como gerenciamento de dívida, reserva de emergência, aquisição de bens e imóveis, investimentos e longevidade.

“A WIW e o Dia Mundial do Planejamento Financeiro são oportunidades para destacar o valor da educação do investidor e o trabalho que está sendo feito pelos reguladores de valores mobiliários e outros para aumentar a educação financeira dos investidores”, apontou o superintendente de proteção e orientação aos investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Vasco. Para ele, “esse dia especial apoia a meta da WIW a aumentar a conscientização sobre o planejamento financeiro como uma forma das pessoas assumirem o controle de suas vidas e planejarem suas metas de vida”.

 

Sobre o Dia Mundial do Planejamento Financeiro

Essa é uma iniciativa do FPSB (Financial Planning Standards Board), membro associado da IOSCO, com as respectivas entidades nacionais de planejadores financeiros, no Brasil, a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros). O FPSB, por meio de seus membros, abrange mais de 175 mil profissionais certificados com a certificação CFP (Certified Financial Planner). Ela foi lançada em 2017, com o compromisso da comunidade global de planejamento financeiro para aumentar os níveis de conhecimento financeiro e capacidade dos consumidores, além de promover o planejamento financeiro como ferramenta que auxiliará no controle das finanças, aumentando a confiança e ajudando a focar nos objetivos financeiros e de vida.

 

Pesquisas revelam comportamento financeiro dos brasileiros e no mundo

Dados da última pesquisa global realizada pela FPSB, que envolveu mais de 19 mil pessoas, em 19 territórios, revelam que apenas 22% dos consumidores acreditam que atingirão suas metas financeiras, apenas 17% acreditam estar bem informados sobre assuntos financeiros e 19% se sentem bem-sucedidos em suas estratégias financeiras.

No Brasil, 62% dos entrevistados pela pesquisa Raio X do investidor da Anbima acreditam que não chegarão confortavelmente na aposentadoria, somente 21% pensam em se preparar para a longevidade e 47% esperam ser sustentados pelo governo. Apenas 17% acreditam estar bem informados sobre assuntos financeiros, e apenas 32% dos entrevistados conseguem economizar sendo que, destes, 42% investiram em produtos financeiros e ainda assim o produto citado espontaneamente por 32% foi a poupança.

“As pesquisas relevam que ainda há pouco conhecimento sobre finanças pessoais. Inseridos em um país onde o sistema previdenciário público está falido, vamos cada vez mais canalizar os nossos esforços de levar mais educação e conscientização para a população brasileira sobre a importância de se planejar financeiramente e de tomar as melhores decisões hoje para garantir um futuro melhor”, disse Jan Gunnar Karsten, presidente da Planejar.

 

A CVM e a Planejar possuem convênio com foco na realização de iniciativas na área de educação financeira.

 

Fique de olho na Agenda Oficial da WIW 2018. (link para site externo)

Os eventos são gratuitos!

Voltar ao topo