Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Sep 05 16:23:00 BRT 2018

Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor

Evento reunirá acadêmicos e participantes do mercado

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro ocorrerão, em São Paulo, o 3º Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira e a 6ª Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor.

Os eventos são organizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e têm o apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), fruto de parceria concretizada por meio do Centro OECD-CVM de Educação e Letramento Financeiros para a América Latina e Caribe (THE OECD/CVM CENTRE ON FINANCIAL EDUCATION AND LITERACY IN LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN).

De acordo com o Presidente da CVM, Marcelo Barbosa, a conferência reforça o compromisso da Autarquia com a inclusão financeira da população por meio da disseminação de conceitos de educação financeira.

“Compreender conceitos sobre economia comportamental é fundamental para que seja possível entender melhor a maneira que o investidor pensa e age ao fazer escolhas financeiras. A tendência, com isso, é a de permitir que a CVM seja cada vez mais eficaz na missão de orientar o público investidor”, comentou o presidente.

Segundo o Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Vasco:

“A sexta edição da conferência consolida a tradição da CVM de incorporar inovações e insights em sua atuação de proteção do investidor, promovendo, desde 2013, um espaço de discussão e reflexão, em parceria com entidades autorreguladoras do mercado, que nos permitiram incorporar novas dimensões à atuação educacional e promover novas iniciativas, como o recente grupo de estudos em antropologia das finanças, no Núcleo de Estudos Comportamentais. Renovamos nossa parceria com a OCDE nas discussões sobre letramento financeiro, no Brasil e na América Latina, com a reunião anual da rede latino-americana de educação financeira, fortalecendo os laços que unem os reguladores financeiros da região e facilitando o intercâmbio de experiências”.

Com a participação de acadêmicos, pesquisadores nacionais e internacionais, bem como representantes de órgãos reguladores e autorreguladores, os encontros proporcionarão uma abordagem multidisciplinar nos campos da psicologia, economia, antropologia, sociologia e outros, além de debater estratégias e políticas públicas inovadoras de educação e inclusão financeiras, com foco nas experiências da América Latina.

 

Agenda e Inscrições

A programação prévia dos eventos e palestras pode ser consultada no site www.iecbrazil.com.br (link para site externo), assim como o formulário de inscrição (gratuita).

 

Local dos eventos

B3 – Rua XV de Novembro, 275 – Centro – São Paulo – SP. 

Voltar ao topo