Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Jan 31 13:28:00 BRST 2018

Boletim da CVM sinaliza ligeira elevação do risco de liquidez

Indicadores ainda apontam cautela para o apetite pelo risco

Boletim de Risco referente ao mês de dezembro reporta recuperação dos índices de ações. Alguns indicadores macroeconômicos estiveram em consonância com esse cenário, tais como a entrada líquida de capitais estrangeiros na B3 e a queda do indicador de CDS soberano.

“Neste mês, a despeito dos retornos positivos nos mercados acionários, observou-se uma alta no indicador de risco de liquidez. No mais, o apetite pelo risco ainda é, no momento, o maior fator de cautela sinalizado pelos indicadores do Mapa de Riscos.” – Rafael Hotz, analista da ASA/CVM.

O Boletim de Risco é produzido pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O documento apresenta, mensalmente, os indicadores de risco dos mercados de capitais de economias avançadas e emergentes, especialmente Brasil. Há também a versão traduzida do boletim, disponível no Portal CVM em inglês.


Lembre-se!

Além do Boletim de Risco, o Boletim de Mercado, outra publicação mensal da CVM, pode ser acessado no menu Séries Históricas e Estudos / Boletins.

O material apresenta panorama quantitativo dos mercados regulados pela Autarquia, com destaque para a evolução de emissores e dos mercados primário e secundário. Nesta edição, que conta com dados de dezembro de 2017, verifica-se em retrospecto a retomada do mercado de capitais brasileiro no ano, evidenciada pelo crescimento expressivo das distribuições públicas e dos dados de mercado secundário.

Tags: Publicação
Voltar ao topo