Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon Jul 31 16:13:00 BRT 2017

Divulgada agenda de agosto do Centro Educacional da CVM

Crowdfunding, mercado de derivativos e blockchain são alguns dos destaques

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga a agenda do ciclo de eventos de agosto no Centro Educacional da Autarquia. Ao longo do mês, serão apresentadas palestras sobre temas de destaques no mercado financeiro. Os seminários acontecerão na sede, no Rio de Janeiro, e na regional de São Paulo.


Anote no calendário:


11/8 - Crowdfunding (às 15h, CVM-RJ)

O Superintendente de Desenvolvimento de Mercado (SDM), Antonio Berwanger, abordará o crowdfunding de investimento, cuja regulamentação foi recentemente editada pela CVM (clique aqui para acessar a Instrução CVM 588 e o relatório de audiência pública). Serão detalhados os principais pontos da norma e as discussões ocorridas no âmbito da audiência pública que antecedeu a sua publicação.

 

16/7 - Direito do Consumidor/Investidor (às 15h, CVM-SP)

O inspetor Edvaldo Paes, da Gerência de Fiscalização Externa 4 (GFE-4/SFI), esclarecerá as aplicações das leis de proteção ao consumidor na defesa dos direitos do investidor. Entre outras questões, o palestrante explicará noções do mercado de capitais, os mecanismos de indenização e a harmonização entre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e os normativos da CVM.

 

22/8 - Novo Relatório dos auditores (às 15h, CVM-RJ)

O analista Thiago Mattos, da Gerência de Normas de Auditoria (GNA/SNC), comentará o Novo Relatório do Auditor (NRA), da International Federation of Accountants (IFAC), que passou a ser o novo formato padrão de demonstrações contábeis no Brasil, a partir do início deste ano.

 

29/8 - Desvendando os Derivativos – Parte I: Noções, Termo e Futuro (às 14h, CVM-RJ)

31/8 - Desvendando os Derivativos – Parte II: Opções, Swaps e Taxas (às 14h, CVM-RJ)

Em uma série de duas palestras, o analista Leonardo Faccini, da Gerência de Acompanhamento de Empresas 4 (GEA-4/SEP) demonstrará como os derivativos são produtos úteis e acessíveis ao investidor comum, bastando apenas que sejam bem entendidos, em seus riscos e oportunidades. Podem servir tanto como instrumentos de proteção dos ativos contra quedas de preço como para alavancagem de ganhos especulativos. Fique atento: diferente das demais, estas palestras começam às 14h!

 

30/8 - Blockchain (às 15h, CVM-RJ)

O inspetor Jorge Casara, da Superintendência de Fiscalização Externa (SFI), analisa o impacto da tecnologia de blockchain no mercado de capitais e os desafios regulatórios resultantes. Já o inspetor Guilherme Tadiello, da mesma área, exemplifica casos de uso de criptomoedas como meios de pagamento.

 

Inscrições

Acesse a agenda no Portal do Investidor!

 

Voltar ao topo