Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Jul 05 14:54:00 BRT 2017

Indústria de fundos se manteve resiliente em análise de risco

Boletim da CVM atualiza informações sobre o mercado

O Boletim de Risco, produzido pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apresenta, mensalmente, os indicadores de risco dos mercados de capitais de economias avançadas e emergentes, especialmente Brasil.

Na edição de maio, a resiliência da indústria de fundos no setor se destacou no mapeamento de exposições a choques de volatilidade no mercado de renda fixa.

Na publicação referente ao mês de junho, a ASA verificou que, mesmo diante do choque de volatilidade ocorrido no período anterior, devido ao cenário político que impactou o mercado de capitais, a indústria se manteve resiliente.

“É possível observar, por meio de análise apresentada no Boletim de Risco de junho, o baixo patamar de resgates líquidos nos fundos de investimento, mesmo diante da conjuntura turbulenta no país. Outros pontos observados foram, nos fundos de ações, a média de retornos acumulados acima do índice Ibovespa no mesmo período, e a indicação através da avaliação de correlações de que a exposição a empresas envoltas no cenário político não foi, por si só, grande direcionador de resgates líquidos Isso demonstra como a indústria de fundos conseguiu se manter resistente diante da volatilidade do mercado no mês de maio” – comentou Bruno Luna, chefe da ASA/CVM.

 

Lembre-se!

O Boletim de Mercado, publicado mensalmente pela CVM, pode ser acessado no menu Séries Históricas e Estudos / Boletins.

O material apresenta panorama quantitativo dos mercados regulados pela Autarquia, com destaque para a evolução de emissores e dos mercados primário e secundário.  

Tags: Publicação
Voltar ao topo