Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Fri Jun 30 16:48:00 BRT 2017

Centro Educacional da CVM lança agenda de julho

Palestras e curso de matemática financeira integram cronograma

A agenda de julho do ciclo de eventos do Centro Educacional da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi lançada. No mês, servidores da Autarquia ministrarão palestras na sede da Autarquia, no Rio de Janeiro, e na regional em São Paulo, sobre:

  • Direito do consumidor/investidor (3/7, às 15h, CVM-RJ)

“O objetivo é destacar fontes do direito do investidor, inclusive normativos da CVM, avaliar a possibilidade de aplicação das leis de defesa do consumidor em prol dos investidores e esclarecer que órgãos estão disponíveis para protegê-los, tanto na esfera administrativa quanto no judiciário.” – Érico Lopes, gerente de estrutura de mercado e sistemas eletrônicos (GME/SMI).

  • Anatomia dos Ataques Cibernéticos: causas e consequências (6/7, às 15h, CVM-SP)

Comprometimento e interrupção de serviços, furto e vazamento de informações, chantagem e extorsão virtual, danos à imagem e perdas financeiras expressivas são exemplos do impacto das atuais invasões no ambiente virtual. Então, é importante estar ciente das principais formas de ataque e como é possível se prevenir, reduzindo o risco de ser vítima de um caso.” – Luciano Barreto, analista da superintendência de tecnologia da informação (STI)

  • Finanças e desenvolvimento: fatos, teoria, instabilidade e regulação (11/7, às 15h, CVM-RJ)

“O interessante é conhecer as teorias de desenvolvimento econômico, para observar as relações (positivas e negativas) do sistema financeiro e do mercado de capitais com cada uma delas. Também abordarei o papel da regulação nessa esfera.” – Vicente Camillo, analista da gerência de acompanhamento de empresas (GEA-4/SEP). 

  • Gestão de risco em carteira de ações (24/7, às 15h, CVM-RJ)

“A gestão de riscos é um tema crítico na construção de uma carteira de investimentos. Na palestra, serão tratados os principais fundamentos relacionados ao tema, como a mensuração do risco do investimento em ações , relação entre retorno e risco na seleção de ativos de uma carteira e benefícios da diversificação em um portfólio.” – Fábio Coelho, analista da superintendência de planejamento (SPL).


Oportunidade de conhecimento aprofundado

Que tal conhecer mais a fundo sobre matemática financeira? O inspetor da gerência de fiscalização externa, Heitor José de Souza, realizará aulas com exposições dialogadas e exercícios práticos, a fim de tornar o conteúdo programático mais acessível e próximo do dia a dia da turma.

“O curso é destinado a servidores públicos e estagiários. O principal objetivo é aproximar os temas do cotidiano das pessoas. Então, as aulas serão divididas em dois módulos: o primeiro debaterá conceitos fundamentais (como porcentagem, exponenciação e logaritmo) e o segundo tratará dos conceitos de matemática financeira (valor futuro, valor presente, fluxo de caixa e sistema de amortização).” – comentou Heitor José de Souza, que também possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e Mestrado em Economia Empresarial e Finanças pela EPGE/FGV.

 

Atenção

As inscrições do curso já estão encerradas, mas está disponível fila de espera. E para participar, é recomendável o uso da calculadora HP 12C.

 

Como participar dos eventos

As inscrições devem ser realizadas no Portal do Investidor.

Confira e não perca essa chance!

Voltar ao topo