Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon May 22 13:18:00 BRT 2017

4ª Semana ENEF aumenta em 170% número de ações

Sucesso na multiplicação de ideias no Brasil

Em um ano, o salto de 1.044 para 2.824 iniciativas voltadas para a educação financeira é um dos destaques da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Com agenda repleta de eventos sobre novas tecnologias financeiras, aposentadoria, finanças pessoais e prevenções contra fraudes e abusos financeiros, a 4ª Semana ENEF, que ocorreu entre os dias 8 e 14 de maio em diversos estados do Brasil, se encerra com número recorde de atividades desde sua primeira edição em 2014 e revelando aumento de, pelo menos, 170% com relação a 2016. Somando as iniciativas disponíveis a cada dia, já que algumas ocorreram em mais de um, foram cerca de 4.000 oportunidades de capacitação e aprendizado.

“Analisando cada ano, é enorme o salto rumo à educação financeira. De 170 ações, passamos para cerca de 3.000, revelando o imenso esforço do Comitê Nacional de Educação Financeira em busca de maior disseminação do tema. Nosso objetivo é promover a conscientização financeira nacionalmente, pois, com conhecimentos e novos comportamentos, é possível obter avanços no desenvolvimento econômico e social do país.” – Leonardo Pereira, presidente da CVM (instituição que, este ano, preside o CONEF).  

 

Avanços da Semana ENEF 

imagem

 

Ações da CVM durante a Semana ENEF 2017

176 eventos em 16 estados brasileiros e Distrito Federal

(Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo)

Mais que dobrou o número de iniciativas com relação à 2016 (84 ações).
 

 

Sobre a Semana

A Semana ENEF é iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e conhecimentos acerca do tema, estimulando o desenvolvimento equilibrado entre o dinheiro e as decisões conscientes de consumo.

 

Membros do CONEF

Fazem parte do Comitê: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); B3 (Brasil Bolsa Balcão); Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); e Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

O CONEF também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil) para concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF. 

Voltar ao topo