Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Tue May 09 18:48:00 BRT 2017

Semana Enef com foco nos jovens

Estudantes aprendem mais sobre educação financeira

imagem

Presidente Leonardo Pereira

Economizar pensando no futuro. Não parece algo que jovens devam se preocupar, certo? Errado! Alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da educação financeira, na manhã desta terça-feira, 09 de maio, durante ciclo de palestras da 4ª Semana de Educação Financeira, no Rio de Janeiro.

Na abertura do evento, Leonardo Pereira, Presidente da CVM, ressaltou a importância do conhecimento financeiro no desenvolvimento do país.

"Aprender a lidar com dinheiro afeta diretamente a vida de todos, e é na juventude que começa o aprendizado na tomada de decisões financeiras", afirmou. "A CVM tem o compromisso de ser um dos agentes disseminador de conhecimento de educação financeira", encerrou.

 

Também estiveram presentes na cerimônia o diretor Presidente da Rio Previdência, Reges dos Santos, e Christianne Bariquelli, representante da B3. "Fico muito satisfeito em ver o interesse de jovens em saber mais sobre como administrar as finanças. É importante não deixar para se preocupar no futuro", comentou Reges. "Nosso objetivo da parceria com a CVM é desenvolver ações de educação para fortalecer o mercado de capitais. Por meio da educação financeira é que vocês se tornarão protagonistas de suas vidas", disse Christianne.

 

imagem

Leonardo Pereira e a estudante Paola Yamada

Premiação do 2º Concurso Cultural Meu Pé de Meia

A estudante Paola Yamada, do Recife, 3º lugar na categoria post na 2ª edição do Concurso Cultural Meu Pé de Meia , recebeu o prêmio das mãos do presidente da CVM. "O concurso busca estimular os jovens a pensar e produzir conteúdo sobre educação financeira", lembrou Pereira.

O presidente aproveitou para convidar os estudantes presentes para se inscrever na 3ª edição. "A participação de vocês é fundamental para o sucesso do concurso", incentivou Leonardo. 

 

 

 

imagem

Fly e estudantes durante a palestra

Superando o endividamento

Com linguagem jovial e descontraída, o dançarino Wagner Meneses Pereira, o Fly, mostrou aos quase 80 estudantes presentes na palestra a importância da educação financeira. "Se vocês começarem a botá-la em prática agora, vão ter uma vida muito confortável no futuro. Na idade de vocês, não tinha os conhecimentos necessários. Então, acabei gastando tudo que ganhei ao longo da minha carreira".

Para desenvolver a inteligência financeira - capacidade de reduzir gastos e multiplicar recursos - o educador financeiro pontuou que é preciso: equilíbrio emocional, alfabetização e organização. Fly comentou, ainda, a importância de buscar novos conhecimentos. "Fiz diversos cursos para me aprimorar. O preço da falta de conhecimento é muito alto", disse. E encerrou a palestra aconselhando. “Estudar é o segredo! É a arma mais poderosa".

Voltar ao topo