Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon May 08 12:48:00 BRT 2017

Foi dada a largada para a 4ª Semana ENEF

Cerimônia de abertura inicia corrida rumo ao conhecimento

Para muitos, o mercado de capitais parece ser um bicho de sete cabeças. Para quebrar essa ideia, a Semana ENEF inicia sua quarta edição com o objetivo de fomentar o conhecimento e o aprendizado sobre o setor e a educação financeira.

No lançamento do evento, estavam presentes as presidências do CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira) e do Conselho da AEF-Brasil, além de representantes da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Secretarias de Educação do Estado e do Município de São Paulo.

“É gratificante ver a consolidação dessa iniciativa e que, aquele projeto iniciado em 2014, com a 1ª edição, segue ganhando corpo, tornando-se maior, além de mais representativo e abrangente”, comentou Leonardo Pereira, presidente da CVM, durante a cerimônia de abertura.

O presidente da CVM também ressaltou a importância da educação financeira desde a 1ª infância, uma vez que estimula hábitos saudáveis da população. Diante dessa relevância, foi destacada a necessidade da Estratégica Nacional de Educação Financeira (ENEF) ter grande alcance de pessoas, além de sua variedade, por meio de linguagem, meio de comunicação e focos adequados a este público.

 

 Leonardo Pereira durante discurso na Cerimônia de Abertura da 4ª Semana ENEF

 

“Nessa nova edição da Semana ENEF, temos como características pluralidade e multimídia. A CVM, por exemplo, continuará com as atividades presenciais, mas haverá outros canais para difusão de conteúdo e conhecimento, como programas de televisão, redes sociais (YouTube e Facebook) e palestras online.” – Leonardo Pereira, presidente da CVM.

 

Você sabia?

A CVM participará hoje, 8/5, às 19h, de programa sobre educação financeira no Canal Futura. Não perca!

 

Após a abertura, ainda foi apresentado o Ecossistema de Educação Financeira da AEF-Brasil para o biênio 2017/2018 e realizado painel com convidados do setor financeiro sobre o papel dos investimentos privados em projetos sociais e educacionais.

 

“O principal objetivo com a 4ª Semana ENEF é incentivar a conscientização financeira da nossa população, que influencia diretamente no desenvolvimento econômico e social do país. Vamos seguir adiante com esforços contínuos e de longo prazo, a fim de alcançarmos impactos significativos e duradouros em nível nacional.” – concluiu Leonardo Pereira.

 

Participe da 4ª Semana ENEF!

Foi dada a largada rumo ao conhecimento. Confira todas as atividades ao longo dessa maratona de 7 dias na Agenda Oficial do evento.

 

Tem alguma atividade relacionada? Promova também!

Interessados em organizar atividades durante a Semana ENEF podem cadastrar suas ações no item Outras Iniciativas, no menu Agenda do site oficial. É importante conferir os critérios e as vedações!

Junte-se ao esforço de levar educação financeira para a população. Multiplique sua ideia!

 

Sobre a Semana

A Semana ENEF é iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e conhecimentos acerca do tema. Desde sua primeira edição, o evento vem crescendo e atingindo cada vez mais público.

 

Membros do CONEF

Fazem parte do Comitê: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); B3; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); e Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
O CONEF também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil) para concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF. 

Voltar ao topo