Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Thu May 04 10:29:00 BRT 2017

Rumo ao conhecimento e à educação financeira

Prepare-se para a semana especial de eventos no país

Ação vazia. Blue Chips. CDB. Day Trade. Liquidez. Resgate. VGBL. Volatilidade.

Você pode até já ter ouvido falar sobre esses termos. Mas sabe o que eles significam, especialmente na prática? Se não, calma, porque está chegando o momento das dúvidas darem lugar ao conhecimento.

Entre os dias 8 e 14 de maio, a corrida rumo à educação financeira será iniciada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) por meio da 4ª edição da Semana ENEF, que contará com palestras, seminários e encontros diários em diversos estados do Brasil.

“Nosso objetivo é usar espaços gratuitos e abertos para debater e informar sobre educação financeira. Conhecimento e aprendizado constantes são fundamentais para equilibrar dinheiro e consumo, tornando atividades como investir e poupar mais conscientes e adequadas ao perfil do cidadão”, comentou Leonardo Pereira, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (instituição que, este ano, preside o CONEF).

Diante desse enfoque, a CVM participará em todos os dias da Semana Especial de eventos, trazendo assuntos relevantes sobre o mercado: Mudança de Comportamento Financeiro, Educação e Planejamento Financeiro, O que é mercado de capitais, Fintech, Crowdfunding, entre outros.

 

“A ideia do crowdfunding já é bem conhecida pelas pessoas. Quem nunca se juntou com amigos a fim de criar a famosa ‘vaquinha’ para que um projeto de interesse comum saísse do papel? É difícil trazer esse conceito para o âmbito do mercado de capitais, devido às suas especificidades. No entanto, como instituição reguladora do setor, estamos engajados nessa missão. Queremos que temas como esse sejam naturais ao público em geral, tornando a participação como investidor mais positiva e adequada.” – Antonio Berwanger, superintendente de desenvolvimento de normas da CVM.

 

Quando será a largada rumo à troca de conhecimento? Marque na Agenda!

O ponto de partida será em São Paulo, dia 8/5, às 8h30, no Hotel Golden Tulip Plaza. Durante a cerimônia de abertura da 4ª Semana ENEF, estarão presentes as Presidências e demais membros do CONEF, além de convidados que comentarão sobre educação financeira, inclusive nas escolas. Saiba mais no convite!

Para conferir todas as atividades agendadas no percurso, visite o site da Semana e clique na Agenda Oficial e na data desejada. Até o momento, já foram inscritos 547 eventos. Não perca tempo e se cadastre para participar!

 

Tem alguma atividade relacionada? Promova também!

Interessados em organizar atividades durante a Semana ENEF podem cadastrar suas ações no item Outras Iniciativas, no menu Agenda do site oficial. É importante conferir os critérios e as vedações!

Junte-se ao esforço de levar educação financeira para a população. Multiplique sua ideia!

 

Sobre a Semana

A Semana ENEF é iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e conhecimentos acerca do tema. Desde sua primeira edição, o evento vem crescendo e atingindo cada vez mais público.

 

Membros do CONEF

Fazem parte do Comitê: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); B3; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); e Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
O CONEF também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil) para concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF. 

Voltar ao topo