Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon Mar 27 14:27:00 BRT 2017

Estimulando reflexões e debates

Centro Educacional da CVM lança agenda de eventos de abril

Facilitar a compreensão acerca de assuntos do mercado de capitais pode ser um caminho para que o público em geral insira o tema financeiro no dia a dia.

Com esse objetivo, o Centro Educacional da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lança a agenda de eventos de abril com palestras que abarcam diferentes realidades.

Moedas Virtuais e Digitais abrirá o mês (5/4), explorando o impacto dessa tecnologia nos meios de pagamento, alterando os hábitos de consumo atuais. Luciano Barreto, servidor da Superintendência de Tecnologia da Informação da CVM, fornecerá um panorama e principais usos sobre a matéria.

Saber o que fazer antes de investir será o foco da segunda palestra, Companhias Abertas, que será ministrada dia 12/4, por Paulo Portinho. O analista da Superintendência de Relações com Empresas da Autarquia destaca que é fundamental a preparação do investidor em conhecer o ambiente onde pretende se inserir.

“O objetivo é mostrar a relação entre o conceito de Companhia Aberta e o mercado acionário, além de apresentar quais informações estão disponíveis ao público e que podem auxiliar na decisão do investidor”, comentou Paulo Portinho.

Confira o que será abordado no evento:

  • Conceito de Companhia Aberta e segurança jurídica ao investidor.
  • Abertura de capital, oferta inicial de ações, follow on e compra no mercado secundário. Mercado primário.
  • Garantias relacionadas aos dividendos (Ações ON e PN).
  • Governança Corporativa: sua função na proteção do investidor.
  • Quais informações estão disponíveis ao investidor e são exigidas por norma e lei? (Lei 6404/76, Instrução CVM 358 e Instrução CVM 480).

 

Encerrando o mês, o analista da Coordenação de Estudos Comportamentais e Pesquisa da CVM, Júlio Dahbar, mostrará que planejar pode proporcionar melhorias no bem-estar financeiro familiar.

“Para isso, é importante refletir como está a vida financeira, utilizar as ferramentas corretas e adquirir os hábitos adequados”, informou Júlio Dahbar.

Segundo o palestrante, o encontro Planejamento Financeiro, dia 25/4, abordará os seguintes tópicos:

  • Bem-estar financeiro: reflexão sobre a situação financeira de cada um. Como nos sentimos em relação à nossa vida financeira?
  • O conceito de planejamento financeiro: o que é planejamento financeiro e como ele pode nos ajudar a melhorar nosso bem-estar financeiro.
  • A importância de constituir reservas: como as reservas nos ajudam a atingir nossos objetivos e aumentar nossa segurança financeira.
  • O papel do controle financeiro: ferramentas e hábitos que devemos ter para assumir o controle financeiro de nossas vidas.


Inscrições

Para participar, preencha o formulário disponível na Agenda do Centro Educacional, no Portal do Investidor.

Não perca essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos. É gratuito!

 

 

Serviço

5/4: Moedas Virtuais e Digitais
15h às 17h

12/4: Companhia Aberta
10h às 12h

25/4: Planejamento Financeiro
15h às 17h

Local das palestras: Centro Educacional da CVM. Rua Sete de Setembro, 111, 3º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ.  

Tags: Evento
Voltar ao topo