Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon Dec 26 16:08:00 BRST 2016

Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco para 2017-2018

CVM divulga ações de supervisão preventiva projetadas para o próximo biênio

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga hoje, 26/12/2016, o Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco (SBR) para o período 2017-2018, conforme estabelecido pela Resolução CMN nº 3.427/06.

O Plano incorpora a experiência obtida desde 2009 com a metodologia de supervisão baseada em riscos. Alguns eventos de risco e ações gerais foram mantidos no novo biênio, como o acompanhamento de operações realizadas no mercado, incluindo irregularidades como manipulação de preços e uso de informação privilegiada.

Ressalta-se que os resultados obtidos nos planos anteriores têm demonstrado o aperfeiçoamento do trabalho de supervisão dos mercados e entidades jurisdicionados.

“A atuação preventiva introduzida pelo SBR viabiliza uma melhor identificação dos riscos à segurança e à eficiência do mercado de capitais. Com isso, a CVM se torna mais preparada para exercer seu papel catalisador no crescimento econômico e social do país.” – Leonardo Pereira, presidente da CVM.

O Plano 2017-2018 ainda apresenta novas ações de supervisão, devido ao cenário político e econômico do país, as configurações geopolíticas internacionais e as inovações em processos e produtos no mercado.

“Podemos destacar algumas atividades inseridas no Plano Bienal do próximo biênio, como aquelas focadas no risco de interconexão dos fundos de investimento com o sistema financeiro e o impacto de fintechs sobre o funcionamento dos mercados e seus intermediários”, comentou Leonardo Sultani, superintendente de planejamento da CVM.

O superintendente lembrou, ainda, que a edição da Deliberação CVM 757, em novembro deste ano, promoverá uma gestão mais integrada dos riscos, fortalecendo as ações da Autarquia com vistas ao cumprimento de seus mandatos legais. 

Tags: Publicação
Voltar ao topo