Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Dec 07 13:24:00 BRST 2016

CVM celebra 40° aniversário

Histórias e reflexões sobre futuro marcam encontro

Hoje, 7/12, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) completa 40 anos. E para celebrar esse marco, a Autarquia reuniu presidentes de várias gerações, além de representantes do mercado e de reguladores das Américas, para lembrar a sua história e seu papel no mercado.

Na abertura do evento 40° Aniversário da CVM, o presidente Leonardo Pereira destacou o orgulho da trajetória da Autarquia em regular o mercado de capitais diante dos desafios surgidos ao longo dos anos. “Crescemos, nos desenvolvemos e amadurecemos. Hoje, podemos nos orgulhar, por exemplo, das nossas ações de educação financeira, da indústria de fundos - uma das mais sólidas do mundo e das nossas regras de disclousure, referência em transparência”, disse.

“Momentos como esses nos permitem refletir sobre o passado e pensar como gostaríamos de estar no futuro. Percebemos que a nossa essência permanece viva nas nossas ações e que os desafios nos mantêm mais fortes. Nossa instituição é feita de pessoas e agradeço a todos os servidores por tornar tudo isso possível.” - Leonardo Pereira

 

Leonardo dividiu a mesa de abertura com Paul Andrews, secretário-geral da IOSCO,
que destacou a força da liderança da CVM e o alinhamento com a entidade internacional
 

 

Primeiro presidente fala sobre criação da Autarquia

Roberto Teixeira da Costa, presidente de 1977 a 1979, contou a experiência de liderar o processo de formação da CVM, contextualizando com o cenário econômico à época, no qual o interesse em adquirir valores mobiliários era crescente.

O palestrante ressaltou principais desafios e detalhou a estruturação da entidade, como a seleção dos membros do Colegiado. Também compartilhou os pilares que foram definidos para a criação da Autarquia, dentre elas, a inovação para trazer conceitos para a Administração Pública e o corpo funcional integrado à missão da CVM e reconhecido profissionalmente.

“Durante a palestra do Roberto Teixeira recordei todo esse início da CVM, do qual também fiz parte. Foi um período de estruturação e coisas novas, e hoje me sinto emocionada participando dessa celebração. É bom olhar para trás e ver nossas conquistas, mas é importante também percebermos o que temos a melhorar e seguir em frente.” - Celia Bittencourt, servidora que ingressou na CVM em 1978.

 

A importância do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico
também foi abordada por Roberto Teixeira

 

Marcelo Trindade, presidente da CVM entre 2004 e 2007, moderou a sessão especial Reguladores das Américas, no qual os participantes dividiram experiências e reflexões para o futuro. O encontro reuniu representantes da Argentina, do México, da República Dominicana e da Jamaica.

O livro A história da CVM pelo olhar de seus ex-presidentes foi lançado na ocasião. O jornalista George Vidor, autor da obra, citou a trajetória profissional e relação com a Autarquia, além de comentar a produção do livro, que contou com a colaboração de diversas gerações de presidentes.

 

 “A obra está em linha com o projeto de memória da CVM. Precisamos ouvir constantemente nossos servidores e Colegiados para sempre resgatá-la.” - Leonardo Pereira 

 
A publicação apresenta fatos históricos da economia
relacionando-os ao desenvolvimento da Autarquia
 

 

Também participaram do lançamento Edemir Pinto (diretor-presidente da BM&F Bovespa) e Robert Van Dijk (presidente da Anbima), que elogiaram a iniciativa e abordaram a articulação das instituições das quais são membros coma CVM para o desenvolvimento do mercado de capitais.

 

 

CVM: Um olhar sobre o passado e uma visão do futuro

 

Marcos da história da Autarquia foram contados por alguns daqueles que lideraram a entidade ao longo dos anos: Thomas Tosta de Sá (1993-1995); Francisco da Costa e Silva (1995-2000); José Luiz Osorio de Almeida Filho (2000-2002); Luiz Osorio de Almeida Filho (2000-2002); Luiz Leonardo Cantidiano (2002-2004); e Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana (2007-2012).

Encerrando a celebração, os ouvintes tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de cada um, bem como as crises superadas nas suas gestões, casos emblemáticos e conquistas.

 
 
O painel contou com a presença de vários ex-presidentes da CVM
 

 

Parte dos superintendentes e membros do Colegiado reunidos na celebração
 
 

Ainda nesta quarta-feira, 7/12, ocorrerá a Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor.

Acompanhe a cobertura dessa atividade e dos demais eventos da semana no Portal CVM. 

 

Voltar ao topo