Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Nov 30 12:49:00 BRST 2016

Educação financeira sob diferentes abordagens

Exposição na CVM busca promover novas formas de explorar a matemática

Com 400 moedas e cédulas, a Coleção Nomus Brasiliana é lançada no Centro Educacional da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), através da exposição Alma Educadora, primeira realizada na Autarquia.

A abertura, que ocorreu hoje, às 9h30, na sede da CVM, contou com a participação do presidente, Leonardo Pereira, que destacou a relevância do trabalho para a instituição. “Como regulador do mercado de capitais, nos preocupamos em estimular a poupança e promover a reflexão de como efetivar isso. A educação financeira faz parte da construção de um ambiente de confiança e transparência no mercado, sendo assunto estratégico para nós. Por isso, a realização dessa exposição é importante, pois reflete o desejo por um ensino que mostre a importância do dinheiro e como lidar com ele”, comentou.

Noenio Spinola, responsável pela coleção, ressaltou como principal objetivo do trabalho melhorar o ensino de matemática no Brasil. “Isso é muito fácil. Quando usamos música ou desenho animado, todos compreendem melhor. Aqui na exposição, temos, por exemplo, a moeda do Meowth, personagem do Pokemon, inventada no Japão na época em que o arroz era utilizado como pagamento. Com essa linguagem próxima dos jovens, conseguimos passar conhecimento de maneira mais interativa”, acrescentou o jornalista e escritor.

Noenio Spinola, Leonardo Pereira e José Alexandre Vasco durante abertura da exposição

 

Qualquer iniciativa que nos faça pensar em poupança, futuro e organização, do ponto de vista financeiro, merece nossa atenção.” – Leonardo Pereira, presidente da CVM.

Estamos muito honrados em receber a Coleção Nomus Brasiliana em nosso Centro Educacional, que aqui será combinada com uma série de atividades educacionais. Utilizando novas tecnologias e relacionadas às peças da exposição, as atividades estarão abertas aos visitantes” – José Alexandre Vasco, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI/CVM).

 

A exposição ocorre até 31/1/2017. Não perca e venha conhecer a história da sociedade e dos mercados, por meio de suas relações com a música, o dinheiro e a matemática.

 

Agenda

Exposição Alma Educadora

Local: Centro Educacional da CVM (Rua Sete de Setembro, 111, 3º andar - Centro – Rio de Janeiro)

Horário: 10h30 às 17h

Período: até 31/1/2017 (de segunda a sexta-feira) 

 

     

 

Estudantes do CIEP Ayrton Senna (escola estadual do Rio de Janeiro) visitam a exposição

Voltar ao topo