Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Fri Nov 11 09:45:00 BRST 2016

Educação financeira, tecnologia e mercado de capitais

Temas serão debatidos durante semana de atividades gratuitas

Inovação, comportamento do investidor e tendências em educação financeira. Entre os dias 5 e 9 de dezembro, a CVM discutirá estes assuntos na semana especial de eventos, que marcará os 40 anos da Lei que criou a Autarquia.

“Desde 2013 a conferência de educação do investidor tem buscado explorar inovações no campo educacional e na aplicação de insights comportamentais a políticas públicas, com foco no mercado de capitais, buscando formas mais eficazes de promover a educação e a proteção dos investidores”, contou José Alexandre Vasco, superintendente de proteção e orientação aos investidores (SOI).

Para os debates são convidados acadêmicos, reguladores, participantes de mercado, jornalistas, educadores, planejadores financeiros e formuladores de políticas públicas, a fim de promover um debate sob diferentes perspectivas. Em 2015, a conferência reuniu 450 pessoas de 20 países.

“Em função do aniversário da CVM, outros eventos estão sendo organizados na mesma semana da cerimônia que marcará os 40 anos da Autarquia, no dia 7/12, cabendo destacar o lançamento oficial do Centro CVM-OECD de Educação Financeira para América Latina e Caribe, no dia 9/12. A semana abre com o FinTech Day, um dia de reflexões sobre como as novas tecnologias podem impactar o mercado de capitais, uma iniciativa do FinTech Hub da CVM” – José Alexandre Vasco.

Para participar, acesse o site do evento e inscreva-se gratuitamente. Confira, também, a programação na página.

Agenda

  • 5/12: Fintech Day. Painéis que apresentarão uma visão geral sobre o tema e a aplicação de DLT nos mercados de capitais, seguidos de debate sobre o potencial impacto das novas tecnologias financeiras no mercado de capitais e apresentação de estudos de caso.
  • 6/12: Seminários de Pesquisas em Educação Financeira e Comportamento. Sessões de reflexões em profundidade sobre aplicações de insights comportamentais em políticas públicas, intervenções de educação financeira.
  • 7/12 (manhã): 40º Aniversário da CVM. Evento que reunirá reguladores de mercado de capitais da região, ex-presidentes da CVM, com o lançamento de livro sobre os 40 anos da CVM.
  • 7/12 (tarde) e 8/12: Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor. Aplicando insights comportamentais a políticas públicas e tópicos em psicologia econômica. No dia 8 serão apresentadas experiências de educação de investidores em vários países, estudos sobre envelhecimento e vulnerabilidade financeira, adequação de produtos e serviços financeiros ao perfil do investidor, antropologia das finanças e estudo de caso sobre o grau de educação financeira da população nos EUA.
  • 9/12: Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira. Lançamento do Centro CVM-OCDE de Educação Financeira para a América Latina e o Caribe. O evento trará as experiências de educação financeira em países do BRICS, projetos de educação financeira nas escolas do Brasil e de Portugal, iniciativas para crianças, jovens e adultos no Canadá, Colômbia, Chile, Portugal e Suécia e reflexões sobre as prioridades de pesquisa sobre o tema, na América latina e Caribe.


Quer conhecer os palestrantes? Confira a lista completa.

 

Local do evento

Windsor Atlântica Hotel, Av. Atlântica, 1020, Copacabana, Rio de Janeiro (RJ).

Voltar ao topo