Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon Oct 31 17:56:00 BRST 2016

CVM liderará comitê da IOSCO de políticas para educação e proteção do investidor

Mandato ocorrerá no período 2016-2018

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) presidirá, pela segunda vez consecutiva, o Comitê de Investidores de Varejo (Comitê 8 ou C8) da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO). José Alexandre Vasco, superintendente de proteção e orientação aos investidores da Autarquia, foi eleito pela organização para mandato de dois anos.

O Comitê foi instituído em 2013 com a finalidade de conduzir o trabalho da organização em educação financeira e de investidores, assessorando o Board da IOSCO em temas emergentes relacionados à proteção dos investidores de varejo, além de executar projetos nessa área.

Em janeiro de 2016, a CVM foi eleita para a presidência do C8 para completar mandato que se encerrou em outubro, após reunião do Board, em Hong Kong. Nesse período, foi estabelecido novo direcionamento estratégico para o Comitê e iniciados três novos projetos, dois já aprovados pelo Conselho da IOSCO. O primeiro foca na proteção de investidores em situação de vulnerabilidade, em função de condições relacionadas ao envelhecimento (liderado pela Financial Conduct Authority - FCA, do Reino Unido), e o segundo na aplicação de insights comportamentais em programas de educação do investidor (sob liderança da CVM).

Ter um papel de liderança na educação financeira é um dos objetivos estratégicos da Autarquia até 2023. O intuito é contribuir para melhor compreensão pelos investidores dos benefícios e dos riscos associados aos produtos financeiros. Com a participação no Comitê, a CVM mantém-se alinhada às práticas internacionais, fortalecendo o desenvolvimento do mercado de capitais.

Voltar ao topo