Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon May 23 11:24:00 BRT 2016

CVM e OCDE assinam Memorando para criação de Centro de Educação Financeira para América Latina e Caribe

Espaço oferecerá cursos, palestras e pesquisas em educação financeira

A Autarquia e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) assinaram Memorando de Entendimento estabelecendo plataforma de capacitação por meio do Centro de Educação Financeira para a América Latina e o Caribe.

A iniciativa integra a Rede Internacional de Educação Financeira (INFE) da OCDE (criada em 2008) e permitirá a disseminação de metodologias, estudos, pesquisas e instrumentos desenvolvidos pela INFE e seu Comitê de Pesquisa, no âmbito da América Latina e do Caribe.

Difusão de melhores práticas a grupos de interessados, divulgação de trabalhos junto a reguladores e órgãos governamentais, seminários, reuniões e outras atividades também construirão as bases para ampla cooperação regional.

O novo Centro focará em abordagens mais efetivas para educação financeira, destinadas a diferentes públicos: jovens, mulheres, idosos, pequenas e médias empresas, entre outros. O objetivo é utilizar o tema como instrumento de apoio a outras políticas públicas na região, como, por exemplo, a proteção dos consumidores de serviços financeiros.

Com a implementação do Centro de Educação Financeira, a CVM segue atuando com o propósito de zelar pelo funcionamento eficiente, pela integridade e pelo desenvolvimento do mercado de capitais, promovendo o equilíbrio entre a iniciativa dos agentes e a efetiva proteção aos investidores. A estruturação desse espaço é uma ação necessária para a difusão na sociedade de conhecimentos essenciais do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.” – Leonardo Pereira, presidente da CVM.

Além dessas iniciativas, também serão disponibilizadas Biblioteca (para organizar, recuperar, disseminar e preservar informações especializadas na área de mercado de capitais, áreas correlatas e educação financeira) e Núcleo de Memória (para fomentar a pesquisa histórica sobre o mercado, além de organizar, recuperar, preservar e disseminar a memória da CVM).

 

Novo Centro Educacional faz parte do planejamento estratégico da CVM

Desde 1998, a CVM possui programa voltado à promoção da educação financeira e de investidores, alcançando públicos variados por meio de diversas ferramentas e recursos.

O Planejamento Estratégico da CVM para o período 2013-2023, no entanto, confirmou a educação financeira como fator estratégico e instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável do mercado de capitais, prevendo, nesse particular, a criação de um centro educacional e ampliação das parcerias institucionais, além de uma maior aproximação junto à população, o fomento de estudos e pesquisas voltadas ao aprimoramento de iniciativas educacionais e o estímulo à produção acadêmica nesse campo.

Com este objetivo, foi formada equipe específica para estudar as necessidades na criação do Centro, coordenado pela Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI). O grupo trabalhou na realização de pesquisas junto ao público em geral, levantou as experiências internacionais (bibliotecas e museus) e promoveu estudos e análises necessários ao desenho final do Centro que ora é lançado.

 

Seminário Regional de Educação Financeira já está programado para 9 dezembro de 2016

Com suporte do Centro, a CVM e a OCDE organizarão, no dia 9/12, o 1º Seminário Regional de Educação Financeira, no Rio de Janeiro, que promoverá o resultado do primeiro relatório a respeito das tendências em educação financeira na América Latina e no Caribe.

O seminário contará com uma série de eventos focados no tema, incluindo, no dia 7/12, a comemoração dos 40 anos da criação da CVM e da Lei nº 6385/76, além da Conferência Internacional em Economia Comportamental e Educação do Investidor, a ser realizada, nos dias 7 e 8/12, com a presença da ANBIMA e da BM&FBovespa na organização e apoio da CETIP.

Em breve, mais informações serão divulgadas no site da CVM.

Tags: Nota
Voltar ao topo