Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed May 11 09:55:00 BRT 2016

Educação Financeira ao alcance de todos

CVM promove atividades em todo o País durante 3ª Semana ENEF

Já parou para pensar que seu comportamento reflete nas suas decisões de investimento? E qual a importância de poupar e de se planejar financeiramente?

Se ainda não fez essas reflexões, aproveite as atividades gratuitas oferecidas pela CVM durante a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que será realizada, em todo o território nacional, entre os dias 16 e 22 de maio de 2016.

Esses serão os temas principais de cerca de 50 ações que serão desenvolvidas com o apoio de servidores da Casa e com a colaboração de instituições parceiras, para diversos tipos de público, como investidores, jovens, servidores públicos, universitários, maiores de 50 anos e profissionais de diversas instituições. Confira abaixo os destaques e clique nos links para obter mais informações e se inscrever:

17/5: Palestra - O impacto das emoções na nossa vida financeira e em nossos investimentos (São Paulo)
19/5: Evento - Qualidade de Vida e Bem Estar Financeiro para Maiores de 50 (Rio de Janeiro)
19/5: Evento - Educação Financeira para Jovens (Rio de Janeiro)
20/5: Palestra – Decisões Econômicas: você sempre escolhe o que é melhor para você? (São Paulo)

Em várias regiões do país, servidores da CVM ministrarão palestras sobre o funcionamento do mercado de capitais e finanças pessoais. Já estão confirmadas palestras, com vagas abertas ao público, em cidades como Boa Vista (RR), Osasco (SP) e Itabaina (SE).

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), também serão promovidas as palestras Planejamento Financeiro e Você, ministradas por profissionais certificados pelo Instituto.

Todas as atividades da Semana ENEF, da CVM e das outras entidades, podem ser acessadas na Agenda Oficial da Semana, com informações sobre as formas de inscrição e como chegar aos locais dos eventos.

 

Saiba mais sobre a Semana ENEF

Organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), a Semana tem como objetivo divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores. Em 2014, foi realizada a 1ª edição do evento, que contou com 180 atividades temáticas em todo o Brasil.

 

Conheça o CONEF

O CONEF é formado por representantes das seguintes instituições: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério do Trabalho e Previdência Social; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

O Comitê também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil) para a concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF.

 

 

Tags: Evento
Voltar ao topo