Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon Dec 07 10:54:00 BRST 2015

Lançada nova série educacional para investidores

CVM aborda influências de fatores comportamentais em tomadas de decisões financeiras

As ciências comportamentais estudam, entre outros assuntos, as tendências e propensões que afetam as decisões de investimento. Esta é a abordagem da publicação inédita Série CVM Comportamental – Volume 1: Vieses do Investidor.

Produzido pela Coordenação de Estudos Comportamentais e Pesquisa da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (COP/SOI), o material é inédito e propõe alertar o cidadão sobre os erros de investimento mais comuns, provenientes de heurísticas (atalhos mentais) ou de outros fatores psicológicos. Além disso, são oferecidas recomendações para evitar os sete vieses abordados.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) trata a área de educação financeira como uma de suas prioridades, sendo um dos pilares dos Valores da Autarquia. Para o presidente da instituição, Leonardo Pereira, é essencial a CVM compartilhar e esclarecer conhecimentos, além de fomentar o assunto.

 

A educação financeira permite que a cultura de poupança e de investimento a longo prazo seja desenvolvida. Além disso, entender os padrões de comportamento e perfis de investidores é fundamental para a eficácia da nossa atuação educacional. Por isso buscamos, cada vez mais, refletir sobre o tema junto com o mercado, setor acadêmico e público em geral” – Leonardo Pereira, presidente da CVM.

 

O presidente lançou a série na Conferência de Educação Financeira e Comportamento do Investidor, que ocorre hoje e amanhã (7 e 8 de dezembro), no Rio de Janeiro. Durante o evento, além da educação financeira como tema principal, ainda serão abordados abuso econômico contra idosos, psicologia econômica e impulsividade na tomada de decisão. 

 

Expandindo conhecimento

No dia 9/12, também ocorrerá o Seminário de Educação Financeira para Crianças e Jovens, no Rio de Janeiro. O evento propõe o debate sobre o ensino de gestão financeira para esse público e trará o relato sobre a experiência do projeto piloto realizado em escolas brasileiras do ensino fundamental, além de intervenções e iniciativas ocorridas na Costa Rica, Peru, Argentina e EUA. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Portal do Investidor.

O encontro é uma organização da CVM, da BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e com apoio da Cetip S.A. – Mercados Organizados.

Para mais detalhes, acesse a programação.

Voltar ao topo