Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Oct 21 16:15:00 BRST 2015

Educação financeira no ensino brasileiro

Debate público propõe integrar tema na Base Nacional Comum Curricular

O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), do qual a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é membro, atua, intensamente, na disseminação da educação financeira como forma de fortalecer a cidadania e aumentar a eficiência e solidez do sistema financeiro. O intuito é permitir que o cidadão tome decisões financeiras mais conscientes e autônomas.

Nesse sentido, o Comitê convida a sociedade para participar da discussão sobre o texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), lançada pelo Ministério da Educação (MEC). A proposta está em consulta pública e o objetivo é apontar que temas os estudantes brasileiros precisam aprender, desde a educação infantil até o final do ensino médio.

A educação financeira já é uma dos temas integradores previstos no texto preliminar da BNCC, e é possível mantê-lo no documento definitivo, permitindo que a comunidade escolar possa continuar a contribuir para o seu desenvolvimento. Quanto maior a contribuição do público, mais legitimidade o texto obterá, bem como aumentará a conscientização pública sobre a importância do tema.

Os comentários e sugestões devem ser enviados, até 15/12, através do site da BNCCA. Na mesma página, podem ser obtidas mais informações a respeito do documento e demais formas para auxiliar no debate.

Ajude a educação financeira a firmar presença na educação brasileira! A participação de professores, escolas, associações, estudantes, pais e do cidadão em geral é fundamental para que o MEC possa elaborar a proposta final a partir de um amplo consenso sobre os conhecimentos aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso durante a sua trajetória na educação básica.

 

Conheça mais a Base Nacional Comum Curricular
A BNCC é um instrumento de gestão pedagógica e determina quais conhecimentos são essenciais para o aprendizado do estudante brasileiro durante o período de educação básica, desde a creche até o final do ensino médio.

 

Conheça o CONEF
O CONEF é responsável por planejar e coordenar a execução da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

O Comitê é composto pelas seguintes instituições: Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Ministério da Educação; Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). O Ministério da Fazenda atualmente preside o CONEF. 

Voltar ao topo