Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Thu Jul 30 12:11:00 BRT 2015

Pesquisa analisará nível de entendimento sobre finanças do cidadão

CVM busca saber mais sobre personalidade e grau de conhecimento do investidor

Como você se vê? Conhece os fundamentos de rentabilidade e de risco dos investimentos? E qual é o efeito da inflação sobre suas aplicações? A atitude perante estes assuntos pode influenciar o comportamento e refletir o conhecimento financeiro pessoal.

Com o objetivo de conhecer um pouco mais o perfil dos investidores para finanças, a CVM lança pesquisa para estudar possíveis relações entre grau de conhecimento financeiro e traços de personalidade.

A pesquisa emprega as perguntas conhecidas como “Big Three” (Três Grandes) - idealizadas pelas professoras Annamaria Lusardi e Olivia Mitchell, e aplicadas em diversos países para mensurar o grau de conhecimento financeiro. Estão presentes também questões integrantes do Inventário dos 5 Grandes Fatores de Personalidade (“Big Five Inventory”), uma das técnicas mais utilizadas para avaliar as chamadas cinco grandes dimensões da personalidade - Abertura (a novas experiências), Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo (ou instabilidade emocional).

As perguntas são simples, fáceis de responder e úteis para mensurar a compreensão de conceitos como juros compostos, inflação e diversificação do risco. Além disso, também possibilitam a comparação dos resultados com os obtidos nos países que já inseriram essas questões em avaliações de educação financeira, como os Estados Unidos, o Canadá e a Alemanha.

Os resultados da pesquisa oferecerão subsídios para as ações educacionais da CVM e serão divulgados até o final do ano.

 

Então, qual é o seu perfil? Participe da pesquisa, que também está disponível no blog Penso, Logo Invisto e colabore para o aprimoramento de ações educacionais da CVM. As respostas corretas às perguntas financeiras são oferecidas ao final do questionário. Aproveite para avaliar seus conhecimentos.

A pesquisa é promovida pela Coordenação de Estudos Comportamentais e Pesquisa (COP), instituída em 2014, no âmbito da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI), para subsidiar a formulação de políticas educacionais a partir de insights das ciências sociais e comportamentais.

 

Lembre-se!

Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2015, a CVM promoverá a 3ª edição da Conferência de Educação Financeira e Comportamento do Investidor. Saiba mais no site do evento.  

Voltar ao topo