Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Tue Jun 16 11:22:00 BRT 2015

Resultados do Plano de Supervisão Baseada em Risco

Divulgados relatórios do segundo semestre de 2014 e do biênio 2013-2014

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga hoje, 16/06/2015, o último Relatório Semestral (julho a dezembro de 2014) do Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco (SBR) 2013-2014, que reforça a atuação preventiva da CVM.

O documento reúne o balanço do período referente à supervisão promovida em cinco áreas: empresas; auditores independentes; fundos regulados pela Instrução CVM 409; fundos estruturados; e mercados e intermediários.

No segundo semestre de 2014, podemos destacar que o SBR originou 66% dos Termos de Acusação instaurados pela Superintendência de Relações com Empresas (SEP); 15 ofícios de alerta e um processo sancionador advindos das inspeções dos fundos regulados pela ICVM 409; e ações de enforcement em 60% das 66 verificações relativas à atuação dos auditores independentes frente aos relatórios e Demonstrações Financeiras”, comentou o presidente da CVM, Leonardo Pereira.

O superintendente de planejamento, Leonardo Sultani, ainda ressaltou os avanços no monitoramento dos fundos estruturados. “Foram supervisionados os controles internos e o gerenciamento de riscos, bem como as estruturas de compliance e de prevenção à lavagem de dinheiro, por exemplo”. Em relação à supervisão dos intermediários, foram promovidas onze inspeções no período, finalizando o monitoramento programado para esses participantes do mercado no biênio.

Com o término das atividades de supervisão do Plano 2013-2014, também foram disponibilizados os principais Resultados obtidos no biênio, que consolidam o SBR como linha de frente da supervisão da CVM, permitindo constante monitoramento e mitigação dos riscos impostos ao mandato legal da Autarquia.

 

O SBR é uma metodologia que nos permite olhar para frente, analisando possíveis riscos à atuação da Autarquia como responsável pelo bom funcionamento, pela integridade e pelo desenvolvimento do mercado de capitais. O nosso propósito é promover o equilíbrio e o crescimento constantes no segmento. Por isso, o plano é tão importante para darmos continuidade a este empenho e missão” – Leonardo Pereira (presidente da CVM)

 

Acesse a página que contém o Relatório do 2º semestre de 2014 e os Resultados do Plano Bienal 2013-2014

Voltar ao topo