Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Jun 03 10:34:00 BRT 2015

Audiência revisa o Plano Contábil dos Fundos de Investimento

Objetivo é atualizar os critérios de mensuração de ativos e passivos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coloca em audiência pública hoje, 03/06/2015, minuta de instrução alteradora do Plano Contábil dos Fundos de Investimento (COFI), anexo à Instrução CVM 438.

Foram reunidas propostas de alteração e revisão dos critérios de mensuração dos ativos e passivos dos fundos de investimento, convergindo-os, agora mais especificamente, àqueles previstos nas normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB)”, esclareceu o superintendente de normas contábeis e de auditoria, José Carlos Bezerra.

A minuta propõe mudanças no COFI que passarão a vigorar nos exercícios sociais anuais que se iniciarem a partir de 1º de janeiro de 2016. As principais propostas são:

  • Introdução do conceito e das metodologias de mensuração do valor justo tal como especificado no Pronunciamento Técnico CPC 46;
  • Alteração da taxa de câmbio utilizada para a conversão diária dos ativos e passivos financeiros denominados em moeda estrangeira; e
  • Alterações pontuais que visam a melhoria na redação do Plano.

As sugestões e os comentários, por escrito, deverão ser encaminhados, até o dia 31 de agosto de 2015, à Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria, preferencialmente através do endereço eletrônico AudPublicaSNC0215@cvm.gov.br.

Acesse a íntegra do Edital de Audiência Pública SNC 02/2015 – Instrução alteradora do Plano Contábil dos Fundos de Investimento.

 

Voltar ao topo