Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Wed Mar 11 18:17:00 BRT 2015

Jogo digital da CVM ensina sobre mercado de capitais

Aplicativo gratuito permite aprender de maneira dinâmica

Atraídos pela facilidade para se comunicarem e se divertirem, os jovens estão cada vez mais conectados aos smartphones. E é por meio desta ferramenta que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está reforçando seu trabalho de conscientização sobre educação financeira para esse público, com o aplicativo CVM Jogos.

O programa foi lançado na tarde desta quarta-feira, 11/3, durante o evento Educação Financeira para Jovens, promovido no Rio de Janeiro pela Autarquia. Com a presença de cerca de 110 alunos de escolas públicas, o presidente da CVM, Leonardo Pereira, destacou que a educação financeira também pode ser divertida.

imagem

Presidente da CVM, Leonardo Pereira, apresenta aplicativo para os estudantes

"A educação financeira deve ser aplicada desde cedo, para que as pessoas possam ter um futuro próspero. O aplicativo é uma ferramenta muito importante e um bom caminho para o aprendizado sobre o mercado de capitais e finanças pessoais" - Leonardo Pereira, presidente da CVM.

 

CVM Jogos é gratuito e reúne games de perguntas e respostas sobre assuntos como ações, mercados de bolsa e de balcão, companhias abertas, entre outros. Caminho Financeiro é o primeiro jogo disponível no aplicativo, com questões baseadas no livro TOP Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro, produzido pela Autarquia, e que pode ser baixado gratuitamente no Portal do Investidor. Laura Cristina, aluna do 3º ano da Escola Estadual Pedro Álvares Cabral já conferiu a novidade e faz um elogio. "O mercado de capitais, para mim, é algo novo. O jogo fala a nossa língua, fazendo com que a gente entenda melhor os assuntos", comentou.

O aplicativo já pode ser baixado no Google Play em dispositivos com o sistema operacional Android. Em breve, também será disponibilizado para iOS e terá novos jogos. O público-alvo do aplicativo é formado por estudantes universitários, porém, a ferramenta pode ser utilizada por todos os interessados em aprender mais a respeito do mercado de valores mobiliários.

 

Bate-papo e teatro conscientizam sobre educação financeira

De maneira descontraída, os participantes do evento Educação Financeira para Jovens receberam lições importantes sobre o tema, dadas por um time de profissionais de diversas áreas de conhecimento.

Os estudantes também puderam tirar várias dúvidas sobre uso de cartão de crédito, funcionamento do mercado de valores mobiliários e demais temas. Foram palestrantes no evento a psicóloga econômica, Vera Rita de Mello Ferreira, a representante da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Cláudia Donegá, o colaborador da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, Wagner Meneses Pereira, e a jornalista Mara Luquet.

Ao final, a peça teatral O Drama da Família Gastão mostrou os impactos da falta de planejamento financeiro no dia a dia de uma família endividada.

O encontro faz parte da programação organizada pela CVM para a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), promovida por membros do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). A Semana vai até o dia 15 de março. Acesse mais informações sobre a iniciativa.

Tags: Nota, Evento
Voltar ao topo