Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Thu Jul 03 00:00:00 BRT 2014

Brasil recebe prêmio internacional com programa de educação financeira nas escolas

Comissão de Valores Mobiliários

O Brasil foi o vencedor do prêmio Country Award 2014, para a região das Américas e Caribe, promovido pela Child and Youth Finance International (CYFI). A premiação reconhece as realizações de autoridades governamentais voltadas para a educação e a inclusão financeiras de crianças e jovens, e que ampliem o alcance da cidadania econômica por meio de canais formais e não formais de educação.

Três iniciativas contribuíram particularmente para a escolha do Brasil. Uma delas foi o programa Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio, desenvolvido pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) durante a gestão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na presidência do Comitê (até dia 30/6/2014), que passa a ser liderado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). As outras foram o lançamento do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), com objetivo de garantir a melhoria na qualidade de produtos e serviços, além de incentivar o desenvolvimento das relações de consumo; e o estabelecimento da Parceria Nacional para a Inclusão Financeira (PNIF).

Elaborado pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), o programa de educação financeira nas escolas disponibiliza um conjunto de livros por níveis de ensino, oferecendo, ao aluno e ao professor, atividades educativas que permitem a inserção do tema na vida escolar.

O projeto piloto foi testado em 2010 e 2011, envolvendo 891 escolas públicas de cinco estados brasileiros, além do Distrito Federal, com participação de, aproximadamente, 27.000 estudantes e 1.800 professores. O resultado, avaliado pelo Banco Mundial, mostrou que os jovens participantes obtiveram ganhos como maior capacidade de poupar, de negociar preços e de construir planos pessoais para alcançarem seus objetivos.

O programa deverá atingir cerca de 5 mil escolas até 2015. No site (http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/), os educadores interessados podem baixar os livros, acessar a proposta pedagógica e como implementá-la, além de outros conteúdos, como um glossário dos principais termos de educação financeira.

Realizada em Nova Iorque, em maio, a cerimônia de premiação reuniu representantes dos projetos selecionados em todo o mundo pela CYFI. A iniciativa é considerada o maior movimento global dedicado à formação e inclusão financeira das crianças e dos jovens, e conta com o apoio do Secretário-Geral das Nações Unidas e de entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Voltar ao topo