Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Tue Sep 10 00:00:00 BRT 2013

PF e CVM deflagram medidas de busca e apreensão para reprimir possível Churning

Comissão de Valores Mobiliários

A Polícia Federal (PF), em coordenação e com a colaboração direta da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), deflagrou na manhã de hoje, 10 de setembro de 2013, a Operação Churning, para reprimir possíveis ilícitos praticados por três agentes autônomos de investimento em operações no mercado de ações.

As medidas de busca e apreensão foram autorizadas judicialmente, com a finalidade de se obter provas que instruirão procedimentos de investigação acerca de possível prática de administração irregular de carteira, sem o necessário registro na CVM, assim como de eventual Churning, operação na qual um intermediário realiza excessivas operações de compra ou venda de valores mobiliários, sem aparente fundamento econômico, com o fim de gerar taxa de corretagem.

Práticas como as acima referidas, além de gerarem prejuízos aos investidores diretamente lesados, também prejudicam o mercado e a sociedade como um todo.

A PF e a CVM entendem que a presente operação é mais um fruto positivo do acordo de cooperação mantido pelas duas instituições.

 

 

Tags: Nota
Voltar ao topo