Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Tue Jul 16 00:00:00 BRT 2013

CVM cria política de identificação e gerenciamento de riscos

Comissão de Valores Mobiliários

CVM cria política de identificação e gerenciamento de riscos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou, em 25/06/2013, o desenvolvimento e a implementação da Política de Identificação e Gerenciamento de Riscos, com o objetivo de uniformizar as atividades de gestão de risco na Autarquia.

A fim de atuar de forma coordenada com o Comitê Interno de Riscos e com o Comitê Gestor da Supervisão Baseada em Risco, já existentes na CVM, será constituído o Comitê de Gestão de Riscos Institucionais. Tal comitê será responsável pelo reconhecimento de ameaças institucionais que possam impactar diretamente a efetividade de atividades e iniciativas da Autarquia, assim como a integridade da sua atuação como regulador do mercado. Dessa forma, cada um dos grupos acima referidos se responsabilizará pela gestão de riscos específicos, valorizando as atividades preventivas da CVM e permitindo a identificação de novos focos de atuação.

O Comitê Gestor da Supervisão Baseada em Risco, anteriormente denominado Comitê de Gestão de Riscos, continuará realizando a gestão e o acompanhamento do modelo de Supervisão Baseada em Risco (SBR), implementado para organizar e priorizar as ações diárias de supervisão e fiscalização da Autarquia, definidas nos Planos Bienais.

Já o Comitê Interno de Riscos (CIR) permanecerá estudando os riscos emergentes identificados pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) em 2010, diretamente relacionados a processos de inovação e à dinâmica dos mercados de valores mobiliários. Com a estrutura ora aprovada, ele permitirá a realização de discussões aprofundadas sobre esses novos temas e o monitoramento de condições de mercado.

A atuação do novo Comitê se inicia ainda no mês de julho, com a assinatura da Portaria pelo Presidente da Autarquia e a sua correspondente divulgação.

Acesse a decisão do Colegiado que aprovou a Política de Identificação e Gerenciamento de Riscos.

 

 

Tags: Nota
Voltar ao topo