Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Thu Mar 28 00:00:00 BRT 2013

CVM divulga Boletim Anual de Atendimento ao Público

Comissão de Valores Mobiliários

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga hoje, dia 28/03/13, o Boletim Anual do Programa de Orientação e Defesa ao Investidor (PRODIN). A publicação tem como objetivo divulgar à sociedade o balanço dos principais assuntos e questões trazidas para a Autarquia através dos serviços de atendimento ao cidadão.

O Boletim apresenta o resultado dos atendimentos realizados pelo PRODIN em 2012 por meio dos canais de atendimento (Centros de Consulta no RJ e em SP, atendimentos pessoais e por telefone, a Central 0800 e o Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC, disponível no site da CVM), identificando a natureza dos principais problemas enfrentados pelos investidores. O relatório evidencia que a negociação de valores mobiliários por meio de instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários foi o assunto que gerou o maior número de processos de reclamação de investidores em 2012 e 2011. Das 34.777 demandas recebidas pelos diferentes canais de atendimento, no entanto, foi necessária a abertura de processo administrativo em apenas 932 casos, sendo 562 procedentes de atendimentos efetuados pela Internet (SAC).

A partir dos processos administrativos instaurados, assim entendidos como aqueles abertos em 2012, não importando sua conclusão ou não no período, foram elaborados rankings de reclamações por participante de mercado. O ingresso de uma reclamação no ranking ocorreu apenas quando foi necessária a abertura de processo administrativo para analisar ou apurar os fatos relatados à CVM pelo reclamante.

Acesse o Boletim Anual do Programa de Orientação e Defesa ao Investidor (PRODIN).

 

Tags: Publicação
Voltar ao topo