Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Fri Mar 08 00:00:00 BRT 2013

Comitê de Educação da CVM lança 1º livro sobre o mercado de capitais

Comissão de Valores Mobiliários

 

O Comitê Consultivo de Educação da CVM lança hoje, dia 08/03/2013, seu primeiro livro: "Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro".

O Comitê – integrado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (ANCORD), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC Nacional), Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) e Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e que contou neste trabalho com a participação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – desenvolveu essa iniciativa a partir da experiência acumulada em edições do Programa TOP (Treinamento de Professores), que desde 2006 oferece atualização em mercado de capitais a professores que lecionem disciplinas relacionadas a este mercado.

O livro aborda, em uma perspectiva educacional, as principais características do mercado de capitais no Brasil, tratando dos seguintes temas:

a) Sistema Financeiro Nacional

b) Valores Mobiliários

c) Fundos de Investimento

d) Companhias Abertas

e) Governança Corporativa

f) Relações com Investidores

g) Bolsa de Valores e Funcionamento do Mercado

h) Oferta Pública e Derivativos

i) Análise de Investimentos

O livro será distribuído gratuitamente na Internet por meio do Portal do Investidor (www.portaldoinvestidor.gov.br) e da página da CVM (www.cvm.gov.br), sendo acessível ao público em geral. A publicação eletrônica será periodicamente atualizada na Internet e, futuramente, será distribuída em formato impresso em eventos educacionais, como já ocorre com os "Cadernos CVM" e outros materiais.

O livro recebeu sugestões dos professores participantes do 11º Programa TOP, realizado em janeiro de 2013, e será material de apoio para as novas turmas do programa, que terá a sua 12º edição em julho de 2013 e cujas inscrições estarão abertas a partir do dia 08/03/2013. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 07/06/2013, na página do Comitê de Educação (www.comitedeeducacao.cvm.gov.br), por meio de formulário eletrônico. A programação e o regulamento também podem ser acessados na página. A iniciativa ocorrerá em São Paulo, entre os dias 01 e 05 de julho, e contará com palestras de profissionais indicados pelas instituições que participam do Comitê.

O Programa TOP é uma atividade organizada pelo Comitê Consultivo de Educação da CVM e é destinado a professores de instituições de ensino de nível superior, graduação ou pós-graduação, que lecionem disciplinas relacionadas ao mercado de capitais. O objetivo do programa é promover a atualização permanente de conhecimentos relativos a este mercado, aliando a visão prática à teoria, além da criação de um canal de comunicação e relacionamento entre as instituições do Comitê e os professores, divulgando a atuação de cada entidade e o apoio que pode ser prestado ao docente.

 

Voltar ao topo