Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Fri Feb 08 00:00:00 BRST 2013

Ofício-circular: aspectos relevantes na elaboração das Demonstrações Contábeis para o exercício de 2012

Comissão de Valores Mobiliários

OFÍCIO-CIRCULAR CVM/SNC/SEP/nº 01/2013 - Orientação quanto a aspectos relevantes a serem observados na elaboração das Demonstrações Contábeis para o exercício social encerrado em 31/12/2012

 

A Superintendência de Relações com Empresas (SEP) e a Superintendência de Normas Contábeis e Auditoria (SNC) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgam hoje, 8/2/2013, o Ofício-Circular CVM/SNC/SEP/N°01/2013.

O documento, direcionado aos diretores de relações com investidores – DRI e auditores independentes, especifica os principais desvios identificados ao longo de um exercício social, para os quais as áreas técnicas da CVM julgam conveniente alertar o mercado acerca do posicionamento considerado, em regra, mais adequado.

Os temas identificados no referido ofício são:

a. Políticas Contábeis Discricionárias

b. Divulgação de Informações acerca de Mudança nas Políticas Contábeis, Mudança nas Estimativas Contábeis e Retificação De Erro

c. Instrumentos financeiros compostos/híbridos

d. Combinação de negócios entre entidades sob controle comum

e. Elaboração de notas explicativas

f. Passivo Atuarial

g. Reconhecimento de Receita da Atividade Imobiliária

h. Divulgação de Transações com Partes Relacionadas

i. Temas de auditoria

Ressalta-se que os ofícios-circulares expressam o entendimento das áreas técnicas da CVM quanto à adequada representação contábil de um evento econômico refletido nas demonstrações contábeis das companhias.

Acesse o Ofício-Circular CVM/SNC/SEP/N°01/2013

 

Voltar ao topo