Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon Nov 05 00:00:00 BRST 2012

Grupo de Trabalho realiza mesa redonda sobre a Utilização do Mercado de Capitais para financiamento das PMEs

Comissão de Valores Mobiliários

 

Hoje, dia 05/11, foi realizada uma Mesa Redonda sobre a Utilização do Mercado de Capitais para o Financiamento de Pequenas e Médias Empresas, da qual participaram representantes do setor privado e do setor público.

O debate teve início com a apresentação de um diagnóstico contendo a síntese de modelos internacionais de regulação, supervisão e funcionamento dos mercados de acesso a bolsa de valores em países cuja experiência de financiamento de pequenas e médias empresas por meio de ações foi considerada relevante.

O diagnóstico foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Ofertas Menores, formado a convite da BM&FBOVESPA, pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Agência Brasileira da Inovação (FINEP).

Em conjunto, essas entidades visitaram 7 países: Inglaterra, Polônia, Espanha, Canadá, Austrália, Coréia do Sul e China. A partir de análises próprias e de entrevistas com representantes de bolsas, reguladores, bancos de investimento, corretoras, emissores, investidores, advogados, auditores e consultores, o Grupo de Trabalho relatou, no diagnóstico, as principais constatações sobre como operam esses mercados e os aspectos que deveriam ser levados em conta na avaliação da situação brasileira.

Durante a Mesa Redonda, também foram ouvidos representantes de emissores, gestores de recursos e fundos de investimento em participações, investidores e intermediários financeiros com o objetivo de contrastar a experiência internacional com os principais desafios identificados no Brasil.

Para dar continuidade a este projeto, será constituído um Comitê Técnico, composto por representantes do setor público e privado, com o objetivo de receber, analisar tecnicamente e formular propostas para ampliar a utilização do mercado de capitais por pequenas e médias empresas.

Tais propostas serão consolidadas em uma agenda de ações a ser encaminhada ao Governo, por meio do Grupo Trabalho do Mercado de Capitais, coordenado pelo Ministério da Fazenda, e às entidades privadas relevantes para implementação das ações. Interessados em enviar propostas para análise deste Comitê poderão encaminhá-las até 14/12/2012, por meio do e-mail ctofertasmenores@bvmf.com.br.

A composição do Comitê Técnico, bem como o cronograma de suas atividades, serão divulgados em breve.

Saiba mais:

• O vídeo da Mesa Redonda sobre a Utilização do Mercado de Capitais para o Financiamento de Pequenas e Médias Empresas será disponibilizado, em breve, no canal CVMEducacional, no Youtube.

• Diagnóstico do Grupo de Trabalho

 

Tags: Evento
Voltar ao topo