Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Thu Oct 04 00:00:00 BRT 2012

CVM edita Instrução que dispõe sobre a divulgação voluntária de LAJIDA (EBITDA) e LAJIR (EBIT)

Comissão de Valores Mobiliários

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) edita hoje, 04/10/2012, a Instrução no 527/12, que dispõe sobre a divulgação voluntária de informações de natureza não contábil denominadas LAJIDA (EBITDA) e LAJIR (EBIT).

O objetivo da Instrução é o de uniformizar a divulgação, visando à melhora no nível de compreensão dessas informações e tornando-as comparáveis entre as companhias abertas.

A Instrução, além da Nota Explicativa que a acompanha, estabelece os parâmetros para o cálculo do LAJIDA e do LAJIR e os critérios para a sua divulgação. Dessa forma, a norma determina que, no cálculo do LAJIDA e do LAJIR, devem ser considerados somente os valores que constem das demonstrações contábeis.

A divulgação das informações denominadas LAJIDA e LAJIR suscita cuidados que devem ser observados pelos administradores das companhias abertas. É necessário preservar a qualidade e a comparabilidade das informações divulgadas, tendo em vista que esse tipo de informação pode ser considerada relevante para a tomada de decisão econômica por parte dos seus usuários.

Acesse a Instrução CVM nº 527/12, a Nota Explicativa e o Relatório da Audiência Pública nº 13/10.

Tags: Norma
Voltar ao topo