Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Thu Oct 20 00:00:00 BRST 2011

CVM coloca em Audiência Pública minuta de Deliberação que aprova o pronunciamento técnico CPC 26(R1)

Comissão de Valores Mobiliários

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coloca em audiência pública hoje, 20/10/2011, minuta de deliberação que aprova o Pronunciamento Técnico CPC 26(R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis.

A proposta de revisão do CPC 26 contempla as alterações feitas pelo próprio IASB - International Accounting Standards Board após a edição desse documento (BV 2011). Ela ainda inclui algumas compatibilizações de texto com o propósito de deixar claro que a intenção do Pronunciamento é produzir os mesmos reflexos contábeis que a aplicação do Conceptual Framework for Financial Reporting.

Conforme divulgado anteriormente, após a conclusão da segunda etapa da emissão das normas de convergência, o CPC assumiu o compromisso de revisar e atualizar todos os documentos por ele emitidos. O objetivo é tornar todos esses documentos totalmente convergentes com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB.

Esse processo de revisão, que teve início em 2009 e 2010 por meio de revisões pontuais, continua em 2011, agora revisando todos os documentos emitidos em 2010 em comparação com as alterações introduzidas pelo IASB no volume das IFRS de 2011 (BV 2011).

Chama-se a atenção para a única alteração de substância que é a vedação da apresentação da Demonstração do Resultado Abrangente exclusivamente dentro das Mutações do Patrimônio Líquido, para atendimento às atuais exigências do IASB.

As sugestões e os comentários, por escrito, deverão ser encaminhados, até o dia 21 de novembro de 2011, à Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria, preferencialmente através do endereço eletrônico AudPublicaSNC1211@cvm.gov.br.

Acesse o edital de audiência pública na página de Audiências Públicas do Portal.

Voltar ao topo