Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Tue Aug 30 00:00:00 BRT 2011

CVM divulga Boletim Semestral de Atendimento ao Público

Comissão de Valores Mobiliários

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga hoje, dia 30/08/2011, o Boletim Semestral do Programa de Orientação e Defesa ao Investidor (PRODIN). Esta publicação, disponível no site da Autarquia (www.cvm.gov.br), tem por objetivo informar as principais demandas (consultas e reclamações) apresentadas à CVM, no período, pelos investidores e pelo público em geral.

O Boletim apresenta o resultado dos atendimentos do Programa de Orientação do Investidor (Prodin) por meio dos diversos canais de comunicação (centros de consulta, correspondências, ligações telefônicas, atendimentos pessoais, Central 0800 e pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC, disponível no site da CVM). Entre os principais assuntos registrados, entre janeiro e junho de 2011, encontram-se queixas em relação a negociações com valores mobiliários (35,64%), reclamações de fundos de investimento (16,44%, sendo 47% relacionada ao Fundo 157), dificuldades em obter informações sobre posição acionária (8,91%), prestadores de serviço (4,36%), medidas adotadas por controlador e/ou administrador de companhias (4,36%) e a demora na transferência de ações (4,36%).

O relatório também demonstra o número de processos administrativos abertos em decorrência de reclamações e denúncias recebidas do público – por assunto e participante do mercado envolvido – sem julgamento quanto à procedência das demandas, com o comparativo dos últimos dois anos. A consulta de processos por participante de mercado pode ser efetuada no site da CVM (link "Consulta a Processos", em "Acesso Rápido"), mas o Boletim os organiza em forma de ranking, considerando, inclusive, os conglomerados (conjunto de empresas caracterizadas pela mesma administração ou atuação no mercado sob a mesma marca).

Acesse o Boletim Semestral do Programa de Orientação e Defesa ao Investidor (PRODIN). O Boletim também está disponível no perfil CVM-Educacional no Twitter (http://twitter.com/CVMEducacional).

 

Tags: Publicação
Voltar ao topo