Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon Oct 18 00:00:00 BRST 2010

Audiência pública: divulgação voluntária de informações denominadas LAJIDA (EBITDA) e LAJIR (EBIT)

Comissão de Valores Mobiliários

 

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM coloca em audiência pública hoje, dia 18 de outubro, minuta de Instrução que dispõe sobre a divulgação voluntária, pelas companhias abertas, de informações de natureza não contábil denominadas LAJIDA (EBITDA) e LAJIR (EBIT).

Após observar o uso generalizado, pelas companhias abertas, de informações de natureza não contábil, sobretudo o LAJIDA e o LAJIR, geralmente apresentadas com o relatório da administração, em prospectos de ofertas públicas e notas explicativas, a CVM coloca em audiência pública minuta de instrução com o objetivo de tornar essas informações mais claras. A Autarquia observou, ainda, que essas informações são, na maioria das vezes, elaboradas de forma peculiar por parte das companhias aberta o que dificulta o seu entendimento e a sua comparabilidade.

Com o intuito de melhorar o nível de compreensão dessas informações e torná-las comparáveis entre as companhias abertas, a CVM pretende editar Instrução, acompanhada de Nota Explicativa, em que estabelece os parâmetros para o cálculo do LAJIDA e do LAJIR e os critérios para a sua divulgação. Dessa forma, a minuta (art. 3º) estabelece que, no cálculo do LAJIDA e do LAJIR, em seu conceito amplo, devem ser considerados somente os valores apresentados nas demonstrações contábeis, não podendo ser excluídos os itens não recorrentes, não operacionais e os relativos às operações descontinuadas.

A divulgação das informações denominadas LAJIDA e LAJIR suscita cuidados que devem ser observados pelos administradores das companhias abertas.É necessário preservar a qualidade e a comparabilidade das informações divulgadas, tendo em vista que esse tipo de informação pode ser considerada relevante para a tomada de decisão econômica por parte dos seus usuários.

O prazo para envio de sugestões e comentários com relação à minuta posta em audiência pública termina no dia 18 de novembro de 2010.

Acesse o edital de audiência pública com a minuta de instrução na página de Audiências Públicas do Portal.

Voltar ao topo