Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon Jun 28 00:00:00 BRT 2010

CVM ganha eleição para integrar Comitê Executivo da IOSCO.

Comissão de Valores Mobiliários

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi eleita membro do Comitê Executivo da International Organization of Securities Commissions (IOSCO) para um mandato de dois anos. A votação aconteceu no início do mês, em Montreal, no Canadá, durante a Conferência Anual da IOSCO. A CVM se candidatou a uma das nove vagas preenchidas por votação dos membros do Comitê de Presidentes da organização, que reúne reguladores do mercado de capitais do mundo inteiro, e foi o único representante da América Latina eleito nessa votação. Nos próximos dois anos, o Comitê terá entre suas atribuições a análise final e a preparação das recomendações para adotar a nova estrutura organizacional da IOSCO.

Para a CVM, a eleição representa o reconhecimento da importância que o mercado de capitais brasileiro vem adquirindo nos últimos anos. Além de ser resultado do compromisso e da atuação intensa da autarquia em vários fóruns da Organização.

O Comitê Executivo tem a função de supervisionar as operações e tomar as decisões necessárias para que os objetivos da IOSCO sejam alcançados. Ele é composto pelo presidente do Comitê Técnico, pelo presidente do Comitê de Mercados Emergentes, por quatro presidentes dos Comitês Regionais, por um membro eleito por cada uma das quatro regiões e por nove eleitos por todos os componentes da organização, num total de 19 integrantes. A composição do Comitê Executivo muda de dois em dois anos em eleições que ocorrem durante a reunião anual da IOSCO.

A IOSCO, oficialmente criada em 1983, conta atualmente com mais de 130 membros de mais de 80 países, que são responsáveis pela quase totalidade da capitalização do mercado de valores mobiliários mundial. A organização tornou-se o principal fórum internacional para as autoridades reguladoras dos mercados de valores e de futuros.

 

Tags: Nota
Voltar ao topo