Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Thu Aug 14 00:00:00 BRT 2008

CVM edita Deliberação aprovando pronunciamento do CPC sobre Demonstrações dos Fluxos de Caixa

Comissão de Valores Mobiliários

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga hoje, 14/08/2008, a Deliberação nº 547/08, que aprova o Pronunciamento CPC 03 sobre a "Demonstração dos Fluxos de Caixa". Este pronunciamento está baseado no IAS 7 Statement of Cash Flows do International Accounting Standards Board - IASB e estabelece as diretrizes para a elaboração das informações contábeis relativas às variações históricas e equivalentes de caixa de uma entidade por meio de uma demonstração que classifique os fluxos de caixa provenientes de atividades operacionais, investimento e financiamento.

A aprovação desse Pronunciamento atende ao disposto no art. 188, inciso I, da Lei nº 6.404/76, alterado pela Lei nº 11.638/07, e faz parte da orientação de convergência com as normas internacionais de contabilidade.

A minuta do Pronunciamento passou por um processo de audiência pública, com duração de um mês. No texto final, foram consideradas todas as sugestões para aprimorar o conteúdo e que estivessem em linha com padrão internacional emitido pelo IASB.

Acesse a Deliberação CVM 547. O Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 03 e o Relatório da Audiência elaborado pelo CPC, com os comentários sobre o processo da audiência e as sugestões recebidas pode ser acessados na página de Audiências Públicas, do Portal, ou no site do CPC (www.cpc.org.br).

Voltar ao topo