Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Notícias

Mon Sep 25 00:00:00 BRT 2006

Colegiado da CVM: consulta da Tele Norte Leste sobre operação de incorporação de ações que se pretende realizar

Comissão de Valores Mobiliários

Entendimento do Colegiado da CVM sobre Consulta da Tele Norte Leste Participações S/A (Telemar) relativa à operação de incorporação de ações que se pretende realizar

Trata-se de consulta da Tele Norte Leste Participações S.A. (“Telemar”) resumidamente sobre três pontos relativos à operação de incorporação de suas ações que se pretende realizar.

O primeiro ponto diz respeito aos efeitos do Parecer de Orientação 34/06 sobre a operação, indagando a Telemar se os acionistas titulares de ações preferenciais que também detiverem ações ordinárias de emissão da companhia poderiam votar na assembléia que deliberar sobre a incorporação de ações.

O Colegiado, por maioria, entendeu que nos casos do Parecer de Orientação 34/06, os acionistas titulares de ações preferenciais poderão votar, ainda que também sejam titulares de ações ordinárias, quando estas, por força do § 1º do art. 115 da Lei 6.404/76, e na forma do referido Parecer de Orientação, estiverem impedidas de votar. Ficou vencido o Diretor Relator, Pedro Oliva Marcilio, que entendia que o impedimento de voto deveria ser apurado caso a caso, mediante a análise dos efeitos da deliberação sobre a participação de cada acionista. O Presidente redigirá o voto vencedor.

O segundo ponto da consulta dizia respeito à autorização para realização da 3ª convocação da assembléia simultaneamente à 2ª convocação, caso não seja atingido o quorum nas duas convocações anteriores, e realização da assembléia em 3ª convocação em seguida à constatação da eventual inexistência de quorum na 2ª convocação.

O Colegiado, por unanimidade, nos termos do voto do Relator, deliberou autorizar a simultânea realização da 2ª e da 3ª convocações da assembléia geral, bem como a realização da assembléia em 3ª convocação em seguida à 2ª.

O último ponto da consulta dizia respeito à autorização para a redução do quorum de deliberação em 3ª convocação de que trata o art. 136 da Lei 6.404/76, na forma autorizada pelo § 2º do mesmo artigo.

O Colegiado, por unanimidade, nos termos do voto do Relator, deliberou autorizar a redução do quorum para 25% (vinte e cinco por cento) das ações preferenciais, excluídas as ações em tesouraria.

Clique aqui para acessar a íntegra do voto do relator, diretor Pedro Oliva Marcilio.

Clique aqui para acessar a íntegra do voto do presidente da CVM, Marcelo Fernandez Trindade.

 

 

Voltar ao topo