Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Programa Empresas.NET

ENET - Versão 9.0.0.1

O programa Empresas.Net deve ser utilizado pelas companhias abertas, estrangeiras, incentivadas e instituições depositárias emissoras de BDR Nível I não patrocinado para encaminhar informações periódicas e eventuais sob a forma de documentos e formulários.

Caso uma companhia esteja solicitando o registro na CVM, ela deve preencher o Formulário Cadastral e o Formulário de Referência utilizando esse programa, fazer a impressão desses Formulários e encaminhá-los, em papel, em conjunto com os demais documentos previstos no Anexo 3 da Instrução 480.

O Empresas.Net também poderá ser utilizado para consulta dos Formulários Cadastral, de Referência, ITR, DFP e Informe Trimestral de Securitizadora que por meio desse programa tenham sido enviados pelos emissores à CVM. Deve-se, nesse caso, efetuar previamente o download e importação desses formulários.

[1] Orientações para a elaboração dos Formulários enviados pelo Empresas.NET (Instrução CVM 480 e Ofícios-Circulares SEP)

[2] Pré-requisitos para a instalação do programa

O programa Empresas.Net 9.0.0.1 somente poderá ser instalado em computadores que sigam o padrão IBM (PC) e em que estejam instalados:

  • o Microsoft .Net Framework 4, ou superior, e um dos seguintes sistemas operacionais:
  • Windows XP com Service Pack 3;
  • Windows Server 2003 com Service Pack 2;
  • Windows Vista com Service Pack 1, ou superior;
  • Windows 7 com Service Pack 1 na arquitetura de 32 ou 64 bits.

É recomendável o uso do sistema operacional Windows 7 na arquitetura de 32 bits.

É recomendável que o computador tenha no mínimo:

  • processador Pentium de 1Ghz ou equivalente;
  • 1 GB de memória RAM;
  • 2 GB de espaço livre em disco rígido.


[3] Transferência (download) e descompactação dos arquivos
[3.1] Crie um diretório (por exemplo, C:\EMPRESASNET), para o qual serão direcionados os 20 arquivos provenientes do download e arquivos provenientes da descompactação destes. Criar neste diretório 20 pastas, nomeadas Disco 1 a Disco 20.

Obs: Para criar um diretório, basta:
[a] Acessar o Windows Explorer;
[b] Marcar qual árvore é desejada para o novo diretório (ou subdiretório);
[c] Efetuar clique em "Arquivo" (no canto esquerdo superior da tela);
[d] Efetuar clique em "Novo";
[e] Efetuar clique em "Pasta";
[f] Escolher o nome desejado para aquele diretório (Pasta);
[3.2] Faça o download de cada um dos arquivos da tabela abaixo para o diretório criado no passo 3.1.

 

Caso prefira realizar o download do um único arquivo, poderá baixar o arquivo EmpresasNet.zip abaixo, que agrega os 20 arquivos acima:
EmpresasNet.zip (26.1 mb).

 

Descompactação dos arquivos

[3.3] Utilize o Winzip, ou programa similar, para fazer a descompactação de cada um dos arquivos transferidos. Efetue clique sobre cada um deles, para iniciar sua descompactação. Direcione os arquivos provenientes da cada descompactação para uma das pastas Disco 1 a Disco 20 contidas no diretório criado no passo 3.1 (C:\EMPRESASNET, no caso do exemplo).

Obs: Para os usuários que realizaram o download do arquivo único (EMPRESASNET.zip), basta efetuar clique sobre ele, iniciar a descompactação e direcionar o arquivo resultante para o diretório criado no passo 3.1 (C:\EMPRESASNET, no caso do exemplo).

 

[4] Instalação

Para instalar o programa, basta efetuar um clique duplo no arquivo SETUP.EXE localizado na pasta DISCO 1, que armazena 18 arquivos resultantes da descompactação de Disco1.zip. Essa pasta está localizada, no caso do exemplo, no diretório C:\EMPRESASNET. Outro modo de instalar é: efetuar cliques sobre o botão INICIAR e o ícone EXECUTAR, digitar "C:\EMPRESASNET\Disk1\SETUP.EXE" e efetuar clique sobre o botão OK (ou pressionar a tecla ENTER).

OBS¹: A indicação do diretório C:\EMPRESASNET é uma sugestão visando a uma padronização. Nada impede que os arquivos provenientes da descompactação sejam armazenados em outro diretório qualquer.

A instalação do programa será iniciada, sendo que na primeira tela serão apresentadas instruções gerais, incluindo uma opção para a instalação em rede. Elas abrangem:

Opções de instalação:
[A] Local, completa => Instala o aplicativo e a base de dados em sua estação de trabalho;
[B1] Rede, somente banco de dados => Instala o banco de dados em uma pasta da rede para ser compartilhado por várias estações de trabalho;
[B2] Local, somente aplicativo => Instala somente o aplicativo em sua estação de trabalho.

Procedimentos para a instalação local:
Utilize a opção "Local, completa" e selecione a pasta destino de instalação.
Procedimentos para uso em Rede:

1) Utilize a opção "Rede, somente banco de dados" para instalar a base de dados em rede para ser compartilhada por várias estações de trabalho;
2) Utilize a opção "Local, somente aplicativo" para instalar o aplicativo sem a base de dados na sua estação de trabalho e selecionar o local onde a base foi instalada na rede.

 

Durante o processo de instalação, será sugerido o diretório EmpresasNet para armazenar o programa e os respectivos arquivos. Embora esse diretório possa ser alterado, recomendamos a sua manutenção, já que em todos os futuros upgrades desse programa será indicado este caminho.

Para certificar-se de que a instalação teve êxito, basta entrar na aplicação (Iniciar, Programas, EmpresasNet) e verificar a versão indicada no canto inferior direito da tela inicial. Se nessa janela estiver indicando "Versão: EmpresasNet-v9.0.0.1", o processo foi bem sucedido.

OBS²: Terminado o processo de instalação, recomendamos que os arquivos obtidos por download, na sua forma compactada ou descompactada, sejam guardados em diretório específico ou em outro meio de armazenamento, para facilitar a eventual reinstalação do programa.

 

[5] Suporte Técnico

[5.1] Para solicitação de nova senha ou login para envio de documentos, entrar em contato com o serviço de suporte externo a sistemas de informática da CVM, pelo e-mail suporteexterno@cvm.gov.br,e pelo telefone 0800-770-3030, das 8h00 às 20h00, em dias úteis.

[5.2] Informamos que dúvidas referentes à instalação, utilização e funcionamento do Sistema Empresas.NET, assim como o relato de problemas ou dificuldades no envio de documentos, devem ser encaminhados para a Superintendência de Suporte à Pós Negociação da BM&FBOVESPA (SSP).

O contato com a SSP pode ser feito:

(a) nos dias úteis, de 7 às 22 horas por meio do email ssp@bvmf.com.br e pelo telefone (11) 2565-5000 opção 8.
(b) Nos dia úteis após as 22 horas ou em finais de semana e feriados, exclusivamente pelo telefone (11) 2565-5000.

 

As questões recebidas após as 22 horas dos dias úteis e em finaiss de semana e feriados serão tratadas após as 7 horas do dia útil seguinte, exceto as relacionadas à disponibilidade do sistema para o recebimento de informações, que serão tratadas imediatamente.

O atendimento normal (por e-mail e telefone) será estendido até às 24 horas no penúltimo e no último dia útil para a entrega das seguintes informações: Demonstrações Financeiras Padronizadas – DFP, Informações Trimestrais – ITR, Informe Trimestral de Securitizadora – SEC, Formulário de Referência – FRE e Formulário Cadastral – FCA.

Voltar ao topo