Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Analistas de Valores Mobiliários

Os Analistas de Valores Mobiliários são profissionais que elaboram relatórios de análise destinados a publicação, divulgação ou distribuição a terceiros, ainda que restrita a clientes.

Esse tipo de opinião envolve aprofundamento técnico e o exercício da atividade, pela sua importância, é objeto de regulação pela CVM, por meio da Instrução CVM 483. Além disso, também é regida pela autorregulação do próprio mercado, neste caso através da APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), que, desde 2010, exerce a função de autorreguladora destes profissionais do mercado de capitais.

O analista, além de ser aprovado no exame de qualificação técnica, também deve obedecer ao código de conduta profissional da entidade que o credenciou. Com isto, é possível evitar situações de conflito de interesse, buscando informações idôneas e fidedignas, para usar como base de suas análises e recomendações, e mantendo independência em relação à pessoa ou instituição a qual estiver vinculado.

 

Importante!
Pessoas que foram condenadas por certos crimes no mercado de capitais, como, por exemplo, lavagem de dinheiro ou contra o sistema financeiro nacional, não podem ser credenciados.

Para consultar o cadastro dos Analistas de Valores Mobiliários, acesse a página da APIMEC.

Voltar ao topo