Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Estudos e Pesquisas

Coordenação de Estudos Comportamentais e Pesquisas – COP

A estruturação de uma área voltada a estudos comportamentais e pesquisas decorreu do Planejamento Estratégico da CVM (2013-2023), especialmente dos objetivos de fomentar e desenvolver estudos e pesquisas sobre os fatores que, além da racionalidade estrita, influenciam o comportamento do cidadão, aplicando os resultados na concepção de iniciativas educacionais; e de ampliar os canais de comunicação para ouvir e compreender as necessidades e dar voz às opiniões dos investidores.

Então, por meio da Deliberação CVM nº 721/14, a CVM estruturou a COP, no âmbito da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) para identificar insights em ciências sociais e comportamentais que subsidiem a formulação de políticas públicas, principalmente no que diz respeito a ações educacionais, sem descartar, no entanto, a possibilidade de apoio a outros campos de atuação da CVM. A Coordenação também é a responsável por centralizar a avaliação da satisfação dos usuários do Serviço de Atendimento ao Público da CVM, bem como das ações educacionais, incluindo nessas avaliações outras questões de interesse da Autarquia.

Para contatar a COP, envie um e-mail para cop@cvm.gov.br

 

 

Blog Penso, logo invisto?

Tendo em vista que os estudos sobre tomada de decisão têm demonstrado que as decisões financeiras nem sempre são tão racionais quanto se pode supor, a CVM passou a promover e a estimular estudos sobre comportamento financeiro, no intuito de expandir suas iniciativas educacionais e de contribuir para o aperfeiçoamento da regulação. Através delas, pretendemos atuar de modo mais eficaz no incentivo à formação de poupança e à tomada de decisões financeiras mais informadas.

O Penso, logo invisto? é o blog da Coordenação de Estudos Comportamentais e Pesquisa (COP), da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI). Ele foi criado para estabelecer um canal de colaboração com a comunidade acadêmica, divulgando artigos científicos e propondo temas para discussão. A interrogação no título tem o intuito de provocar o debate sobre a racionalidade das decisões financeiras e assim convocar os interessados no tema a contribuírem para a discussão.

Embora o blog tenha sido desenvolvido no âmbito da COP, não podemos deixar de mencionar e agradecer a colaboração de inúmeros parceiros, sem os quais sua realização seria muito mais difícil e certamente menos enriquecedora, em especial os integrantes do Núcleo de Estudos Comportamentais (NEC) da CVM, um comitê consultivo instituído pela Deliberação CVM nº 720/14, criado com objetivo de oferecer apoio técnico-científico aos projetos da COP.

Para contatar a administração do blog, acesse a seção “Contatos” ou envie um e-mail para cop@cvm.gov.br

 

 

Nucleo de Estudos Comportamentais – NEC

O NEC é um comitê formado por especialistas em ciências sociais e comportamentais convidados pela CVM, atuando de forma voluntária e não remunerada, com o objetivo principal de oferecer reflexões, sugestões, críticas, recomendações e subsídios técnicos, baseadas em evidências e conhecimentos de economia comportamental, neurociências, pedagogia e psicologia econômica, social e cognitiva, entre outros, que contribuam para o aprimoramento da eficiência e efetividade das políticas de educação, incluindo informação e orientação, ao investidor.

Para mais informações sobre o NEC, consulte a Deliberação CVM nº 720/14, e a seção “Colaboradores”, do blog Penso, logo invisto?.

Para contatar o NEC, envie um e-mail para nec@cvm.gov.br

 

 

Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor

A CVM organiza anualmente, sempre no mês de dezembro, uma série de atividades e palestras sobre estudos comportamentais e educação financeira. O objetivo é aprofundar a compreensão do comportamento financeiro e divulgar as iniciativas de educação financeira nacionais e internacionais, a fim aprimorar as ações de proteção e orientação do investidor brasileiro e aprender novas formas de incentivar a formação de poupança no país – que é uma das atribuições da CVM.

Contando com a participação de renomados pesquisadores, de vários países, bem como representantes de órgãos reguladores, empresas e profissionais do mercado que tenham atuação educacional relevante, os encontros proporcionam uma abordagem multidisciplinar, seja nos campos da Psicologia, Economia, Antropologia e Educação, entre outros, assim como o debate sobre estratégias e políticas públicas inovadoras na área da educação financeira.

Em 2016, a programação se tornou mais intensa, passando a ocupar uma semana inteira, incluindo os seguintes eventos:

  • Fintech Day
  • Seminário de Pesquisas em Educação Financeira e Comportamento
  • 40º Aniversário da Comissão de Valores Mobiliários
  • Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor
  • Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira

Os eventos acontecem no Rio de Janeiro, cidade aonde se localiza a sede da CVM,  e o programa completo, com os temas dos painéis e seus componentes, está disponível no site http://www.iecbrazil.com.br/, por meio do qual deve ser feita a inscrição do participante, indispensável para a entrada no local. As vagas são limitadas e a inscrição, apesar de gratuita, está condicionada à capacidade do auditório.

Aguardamos sua participação!

 

 

Voltar ao topo