Comissão de Valores Mobiliários

Você está aqui:

Alertas ao Cidadão

Confira os alertas emitidos pela CVM sobre ofertas/atuações irregulares no mercado, sem autorização da Autarquia, ou sobre companhias que estejam suspensas, inadimplentes ou com registro cancelado.  

 

Botão de Acesso: Página de Ofertas/Atuações Irregulares    Botão de Acesso: Alertas sobre Companhias

 

Evitando problemas

1. Investigue bem antes de investir. A informação é a primeira linha de defesa contra golpes financeiros. Desconfie de promessas de retornos elevados com baixo risco. Rentabilidade e risco costumam andar de mãos dadas. Se é bom demais para ser verdade, provavelmente não o é. Baseie sua decisão em questões objetivas. Golpistas são normalmente pessoas simpáticas e que estão habituadas a mentir, por isso, tenha um espírito crítico.

2. Verifique sempre o OFERTANTE/INTERMEDIÁRIO. Apenas instituições autorizadas podem oferecer operações no mercado de valores mobiliários (Cadastro CVM). ATENÇÃO: não há necessidade de registro na CVM para oferecer cursos sobre o mercado de capitais, mas esse é um método muito utilizado por pessoas que não têm autorização para atuar na intermediação para se aproximarem do público e oferecerem outros serviços.

3. Tenha certeza de que entendeu os riscos e as características do investimento antes de investir. Se você não consegue explicar a alguém pelo menos as principais características do investimento escolhido, é porque não o entendeu completamente.

4. Proteja suas informações e acompanhe suas operações. Não entregue a sua senha a terceiros. Ela é como a chave de sua casa. Acompanhe as operações realizadas em seu nome.

5. Enfrentando problemas, utilize os meios de defesa postos à disposição do investidor, entre eles o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da CVM.

 

Para mais informações, acesse o Boletim sobre Investimentos Irregulares.

Voltar ao topo